• Carregando...

Na expectativa da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o mercado bateu o martelo em um corte de 0,50 ponto percentual na Selic, para 7,50%, nesta semana, e manteve a perspectiva de que a taxa básica de juros encerrará este ano a 7,25%, mostrou a pesquisa Focus do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira (27).

O Copom volta a se reunir na terça e quarta-feiras, e as apostas do mercado são unânimes em mais um corte de 0,50 ponto percentual, o que seria a nona redução seguida, dando continuidade ao ciclo de afrouxamento monetário iniciado há um ano.Agora, a discussão se volta para o encontro de outubro e também para 2013, persistindo dúvidas sobre mais uma redução na taxa básica de juros neste ano e possíveis altas no próximo.

Para o fim de 2013, a projeção do mercado para a taxa básica de juros no Focus foi reduzida para 8,25%, ante 8,38% na semana anterior.

Por sua vez, o Top 5 - instituições que mais acertam os dados na pesquisa do BC - reduziu sua projeção para a Selic no fim deste ano a 7%, ante 7,25% na pesquisa anterior. E elevou a previsão para o encerramento de 2013 a 8,88%, ante 8,63%.

Os analistas vão se voltar para o comunicado do Copom nesta semana, na busca de mais pistas sobre os próximos passos da autoridade monetária. A aceleração da inflação e os sinais de melhora da economia passaram a alimentar debates sobre o futuro da campanha de afrouxamento promovida pelo BC.

Diante de mais sinais de aceleração dos preços, os analistas consultados no Focus elevaram pela sétima vez seguida a previsão para a inflação neste ano, afastando ainda mais a projeção do centro da meta oficial, que é de 4,50%.

Após o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) acelerar o passo em agosto para uma alta de 0,39%, o Focus mostrou que os analistas agora preveem que a inflação fechará 2012 com alta de 5,19%, ante 5,15% na semana anterior. Para 2013, a projeção foi mantida em 5,50%.

O BC tem reiterado que, mesmo com maior pressão nos preços, a inflação caminha para a meta.

Crescimento

Já a expectativa de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) foi reduzida no Focus pela quarta vez. A previsão agora é de uma expansão de 1,73% em 2012, ante 1,75% na semana anterior. Para 2013, a previsão foi mantida em 4,00%.

Isso se deu apesar de dados na semana passada apontando para uma recuperação da atividade no segundo trimestre.

O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do PIB, subiu 0,75% no mês frente a maio, encerrando o segundo trimestre com alta de 0,38% ante o primeiro.

Já as vendas no varejo brasileiro surpreenderam ao registrar alta de 1,5% em junho ante maio, enquanto a expectativa do mercado era de recuo de 0,3%.

A pesquisa Focus desta segunda-feira indicou também que o mercado manteve a previsão de que o dólar encerrará este ano em 2 reais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]