• Carregando...

As bolsas asiáticas caíram na segunda-feira arrastadas pelo desempenho ruim de Wall Street na sexta-feira. A debilidade do iene tem afetado os exportadores japoneses, mas o otimismo impulsionou as ações dos fabricantes de chips.

O iene tem atingido mínimas históricas frente ao euro e ao dólar nas últimas semanas. O banco central japonês, no entanto, parece não ter pressa em elevar as taxas de juros.

"Os operadores se sentem seguros em vender o iene, porque um iene frágil apóia a economia japonesa e não há intenção firme do banco central para deter sua queda", afirmou Kengo Suzuki, estrategista de câmbio do Shinko Securities.

O índice Nikkei da bolsa de Tóquio fechou com uma queda de 0,6 por cento. Mas as ações da Canon Inc. subiram 0,3 por cento graças à fraqueza da moeda local. As ações da fabricante de chips de memória Elpida Memory avançaram 1,9 por cento diante de uma ótima perspectiva para o setor.

Outros fabricantes de chips ganharam terreno, como as ações da TSMC, que subiram 3,1 por cento. Já a Samsung Electronics perdeu 0,5 por cento.

O índice MSCI de ações asiáticas não japonesas recuava 0,6 por cento.

O destaque da região foi o índice referencial de Taiwan, que subiu 1,4 por cento, aos 8.939 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong, entretanto, registrou queda de 0,8 por cento.

Na China, o índice Shanghai Composite fechou com uma perda de 3,68 por cento, arrastado por temores que o governo poderia atuar novamente para esfriar o mercado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]