• Carregando...

A chanceler alemã, Angela Merkel, rejeitou os apelos para um grande aumento no fundo de resgate para a zona do euro, nesta quarta-feira (25), durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Merkel mostrou determinação em derrotar as fraquezas da moeda única, usada por 17 nações. Ela disse que os pontos fracos surgiram ao longo dos anos e, que os governos da zona do euro não conseguirão acabar com seus déficits fiscais de uma vez.

"Vai levar um tempo para superar esses déficits, mas estamos determinados a fazê-lo", afirmou a chanceler.

Na terça-feira, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse que, para evitar uma recessão mundial, o mundo precisará, nos próximos anos, de um financiamento potencial de US$ 1 trilhão, sendo que o FMI sozinho pretende levantar US$ 500 bilhões adicionais para a concessão de empréstimos.

Merkel também sugeriu que a União Europeia e os Estados Unidos busquem um acordo de livre comércio. Ela questionou o aumento de fundos de resgate na área do euro para tranquilizar os mercados, dizendo que a Europa já perdeu muita confiança por não cumprir suas promessas.

"A confiança foi perdida porque alguém disse que nos foi prometido algo que não conhecemos (...) Eu não quero (na Alemanha) é uma situação em que nós prometemos algo e que não podemos apoiar o final, porque se a Alemanha (...) promete algo que não pode manter, se os mercados de forte ataque, então a Europa é realmente vulnerável. A confiança é a moeda mais importante que se pode ter no mundo neste momento", acrescentou Merkel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]