O Twitter perdeu 1 milhão de usuários ativos mensais no segundo trimestre, informou a empresa nesta sexta-feira (27) em seu relatório financeiro.
O relatório foi o primeiro do Twitter desde que a empresa confirmou um esforço para conter as contas de spam e abusivas, embora os executivos tenham dito que a maioria das contas removidas não foram contabilizadas em seus números de usuários porque elas já são sinalizadas durante o processo de cadastramento.
No início deste mês, o Washington Post informou que o Twitter havia aumentado sua batalha contra perfis suspeitos. A empresa de mídia social suspendeu mais de 1 milhão de contas por dia em maio e junho e está firme no propósito de manter esse ritmo. A empresa mais do que dobrou sua taxa de suspensões desde o ano passado, quando revelou como os operadores russos usaram contas falsas no Twitter para influenciar a eleição presidencial norte-americana de 2016.
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O Twitter informou que tinha 335 milhões de usuários ativos médios mensais, abaixo dos 336 milhões do trimestre anterior. A perda de 1 milhão veio de usuários nos Estados Unidos, disse a empresa.
As ações do Twitter caíram mais de 14% antes da abertura do mercado.
Apesar da queda no número de usuários, o Twitter superou as expectativas de receita, uma vez que registrou US$ 711 milhões em vendas, um aumento de 24% ano a ano. Analistas financeiros esperavam receita de US$ 698 milhões. A empresa de mídia social também teve seu terceiro trimestre lucrativo consecutivo.
Na teleconferência dos resultados, prevista para esta manhã, analistas poderão questionar um novo problema para a empresa criado por um tweet do presidente norte-americano Donald Trump quinta-feira (26). Trump acusou o Twitter de tentar silenciar conservadores proeminentes na plataforma. O presidente pareceu se basear em um relatório do site vice, que aponta que os perfis de alguns conservadores não apareceram nas sugestões de busca quando as pessoas digitam seus nomes. O Twitter disse que algumas mudanças recentes em seu algoritmo de busca causaram o problema e estava desenvolvendo uma solução.
Craig Huber, analista de pesquisas que cobre ações de empresas de mídia na Huber Partners, perguntou: “O tweet do presidente levará a uma investigação por parte de autoridades do governo e desligará os conservadores que usam a plataforma?”
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