• Carregando...

O crescimento econômico do México provavelmente se desacelerou no primeiro trimestre, atingido pela fraqueza da expansão econômica nos EUA, o principal parceiro comercial do país. Em seu relatório trimestral sobre finanças públicas, o Ministério de Finanças do México estimou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu cerca de 1% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.

Se for confirmado, o número representará uma desaceleração significativa em relação ao crescimento de 3,2% registrado no quarto trimestre de 2012 e a menor expansão desde o último trimestre de 2009, quando o PIB mexicano caiu 2% devido à crise econômica global.

O ministério atribuiu a desaceleração à fraqueza da atividade econômica dos EUA, o que afetou o setor de exportações mexicano e a demanda doméstica. A economia do México está fortemente atrelada aos EUA, que são o destino de mais de 80% das vendas externas mexicanas. Em 2009, quando a economia norte-americana encolheu 3%, o PIB do México despencou 6%, uma das piores performances mundiais daquele ano.

O ministério disse ainda que espera que a economia do México se fortaleça nos próximos meses, na medida em que a atividade industrial e o crescimento econômico dos EUA parecem estar melhorando. O governo estima que o país crescerá 3,5% em 2013.

Os dados oficiais do PIB serão divulgados pela agência de estatísticas do país em 17 de maio. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]