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Curitiba – Para o consultor Pedro Guasti, da consultoria especializada na rede mundial de computadores E-bit, é possível médias e até pequenas companhias obterem sucesso no e-commerce. Basta tomar cuidados e seguir disciplinadamente alguns passos (veja quadro). "A inserção de companhias no e-business é irreversível. Com toda a certeza, é possível competir com os grandes magazines online e ser bem sucedido", completa Sandro Ramos, da inMídia.

A Floricultura Futurama, de Curitiba, atua há 4 anos na web (www.floriculturafuturama.com. br). Uma empresa especializada cuida da manutenção e do gerenciamento de seu endereço eletrônico. Apesar de vender pouco pelo site – entre três e cinco pedidos ao dia –, os proprietários Mateus Eiji Uda e Matumi Uda apontam um benefício do ambiente digital: a possibilidade de atender também compradores de fora de cidade. "Recebemos pedidos de gente que mora em outras cidades e até no exterior, pedindo para entregar arranjos na casa de parentes ou amigos aqui em Curitiba", conta Mateus.

Há pouco mais de 4 meses, Narciso Silva montou em Curitiba a Clickfilme Delivery (www.clickfilmedelivery.com.br) com a idéia de estabelecer uma locadora de filmes de atuação exclusiva na internet. "Assim, posso dedicar toda a atenção à logística", diz. Por meio do site, é possível assistir a trailers dos filmes e entrar em contato com os atendentes por meio de programas como MSN Messenger e Skype. A loja atende todo o município da capital e as locações custam entre R$ 4 e R$ 6 – mais R$ 2 cobrados em forma de taxa de entrega e retorno, realizados por motoboys. Silva conta que já tem mil clientes cadastrados e, aos poucos, começa a planejar a expansão do negócio – talvez por meio de franquias. Veterano do varejo, Silva – que já passou por grandes redes como a norte-americana Wal-Mart e a francesa Carrefour –, percebeu que São Paulo e Porto Alegre já tinham serviços do tipo e resolveu aplicar a idéia em Curitiba. "Estudei o mercado e arrumei parceiros para montar o site."

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