O primeiro tocador de música digital da Microsoft, chamado de Zune, vai ser lançado nos Estados Unidos no final do ano, para aproveitar as vendas do Natal. Ele será um equipamento com capacidade de armazenamento de 30 GB e terá o Zune Marketplace, um serviço online para compartilhar canções. O produto, que foi apresentado oficialmente na quinta-feira passada, tem características semelhantes ao que a Apple já oferece em sua linha de toca-MP3 iPod e ao software iTunes. Há, no entanto, diferenciais como a tecnologia de comunicação sem fio e o fato de ele trazer embutido recursos de acesso a rádio FM, ausentes no iPod.
No Marketplace, os usuários vão poder comprar canções de forma individual ou adquirir o que é chamado de Zune Pass, um serviço de assinatura por meio de uma taxa mensal.
A tentativa de desbancar o iPod não deve ser uma tarefa fácil. Recentemente, a Dell interrompeu a venda de seu tocador de músicas DJ Ditty em seu web site e encerrou o desenvolvimento de uma linha própria de players. Rumores indicam a hegemonia do iPod, que tem 80% do mercado de tocadores de música digital, como o principal motivo para a Dell ter fechado essa linha de produção. (JPP)
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