• Carregando...

A Microsoft, maior empresa de software do mundo, apresentará na Bolívia na sexta-feira versões no idioma quíchua do sistema operacional Windows e do pacote de programas Office. No evento, o presidente boliviano, Evo Morales, será convidado de honra.

O projeto de "inclusão digital" das comunidades indígenas bolivianas será lançado em Sucre, capital legal do país e sede de uma recém-instalada assembléia constituinte na qual os representantes indígenas são mais de um terço.

As versões em quíchua do Windows e do Office estarão disponíveis gratuitamente na página da Microsoft na Internet (www.microsoft.com) para quem tiver uma licença em qualquer outro idioma, disse um representante da empresa na Bolívia.

- Estamos estimulando que a Bolívia seja exemplo de inclusão digital no Cone Sul - disse Javier Medrano, encarregado de comunicação da Microsoft na Bolívia.

Segundo a gigante do software, o quíchua é um idioma falado por quase 10 milhões de indígenas em seis países da América do Sul e é a 46a língua em que estará disponível o Windows.

Medrano afirmou que a tradução para quíchua foi feita por três universidades peruanas em coordenação com o Ministério da Educação peruano e a Microsoft.

A Microsoft e algumas das suas empresas aliadas estão organizando uma campanha de capacitação de 900 professores bolivianos no uso do Windows em quíchua.

De acordo com Medrano, a Microsoft planeja coordenar a tradução do Windows e do Office para outros idiomas indígenas sempre e quando houver interesse explícito por parte de instituições ou governos.

- Esperamos um compromisso por parte do governo de levar a cabo a tradução do Windows e do Office ao aimará (...) e já sabemos que há um interesse por parte do presidente Morales - declarou Medrano.

Morales, o primeiro presidente indígena da Bolívia, é aimará e desde sua chegada ao poder em janeiro se esforçou para acabar com séculos de discriminação contra as 36 etnias indígenas do país, que representam mais de 60 por cento da população.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]