A gigante de software Microsoft decidiu acelerar sua busca de um acordo para adquirir o Yahoo, informaram dois jornais americanos nesta sexta-feira. As duas empresas reiniciam as negociações com vistas a uma união, em um período de grande crescimento do concorrente Google. As ações do Yahoo subiam 16% nesta sexta-feira, enquanto as da Microsoft caíam 1,7%.
As duas empresas vêm conversando informalmente há anos. Mas a mais recente abordagem surge em um momento no qual a Microsof, de Bill Gates,t está ansiosa por um acordo, tendo em vista a expansão do Google.
- O assunto vem sendo discutido há muito, desde que o Google entrou no cenário. Não posso imaginar um acordo mais perfeito - disse Peter Lobravico, vice-presidente de vendas e operações de arbitragem de risco na corretora Wall Street Access.
- Não se pode encontrar comprador mais forte que a Microsoft, e embora uma aquisição pudesse gerar muitos ruídos regulatórios e políticos, todo mundo sabe que, no final, ela seria aprovada - acrescentou.
O New York Post informou nesta sexta-feira que a Microsoft havia apresentado uma oferta pela aquisição do Yahoo alguns meses atrás, mas o Yahoo rejeitou a proposta. O jornal, estimando o valor de uma tomada de controle do Yahoo em US$ 50 bilhões, afirma que as duas empresas continuam discutindo um acordo. O banco de investimento Goldman Sachs assessora o processo, segundo o jornal. O banco preferiu não comentar.
O Wall Street Journal também publicou reportagem sobre o assunto, dizendo que as duas empresas estão iniciando discussões sobre uma fusão ou outra forma de união.
As negociações renovadas são um sinal do poder do Google, segundo o Wall Street Journal, e também um sinal dos problemas que os esforços internos da Microsoft e do Yahoo encontraram nos últimos 12 meses. Um acordo poderia ajudar a Microsoft a atrair anunciantes para suas operações online.
No mês passado, o Google fechou acordo para adquirir a DoubleClick, uma empresa de publicidade online, por US$ 3,1 bilhões, no mês passado, o que acelera sua incursão ao mercado de publicidade nas mídias convencionais e na Internet. O Google derrotou propostas do Yahoo e da Microsoft para completar o acordo, de acordo com algumas fontes.
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