• Carregando...

Os salários na Alemanha terão uma forte alta em 2011 por conta de diversos fatores, incluindo uma queda continuada do desemprego, disse a ministra do Trabalho, Ursula von der Leyen, em entrevista publicada em um jornal neste domingo.

"Estou firmemente convencida de que os salários aumentarão consideravelmente neste ano", disse von der Leyen ao jornal Saarbruecker Zeitung.

"Por esse motivo apenas, eles irão aumentar porque há menos trabalhadores disponíveis", disse ela, referindo-se à crescente falta de trabalho qualificado.

A chanceler Angela Merkel e o ministro da Economia, Rainer Bruederle, pediram aumentos maiores de salários para os trabalhadores em 2011, depois que os sindicatos aceitaram aumentos modestos nos últimos anos enquanto o país combatia a recessão.

O governo não tem influência direta sobre os salários, que são decididos em acordos entre empregadores e sindicatos. Mas os comentários de líderes políticos representam um certo rompimento com a tradição, porque esses geralmente se abstêm de expressar suas opiniões nas discussões de salário.

Os salários negociados aumentaram em média 2,6 por cento ao ano na Alemanha em 2009, o que corresponde a 2,2 por cento de aumento real considerando a inflação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]