• Carregando...
Entenda como funciona a recepção do sinal digital |
Entenda como funciona a recepção do sinal digital| Foto:

RPC investiu em equipamento de última geração para levar o sinal digital aos paranaenses

Novela em alta definição

Novela A Favorita, nesta quarta-feira, marca a estréia da nova tecnologia de transmissão no Paraná.

Leia a matéria completa

  • Vice-presidente da RPC, Ana Amélia Filizola, assina o termo de consignação do sinal para a tevê digital

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinou às 17h45 desta quarta-feira (22), no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, o termo de consignação do canal RPC-TV Digital. Com a concessão, a RPC-TV Paranaense seráistro das Comunicações, Hélio Costa, assinou o termo de concessão do novo serviço e acionou um botão virtual do novo transmissor digital da RPC a primeira emissora do Sul do país a oferecer imagens em HDTV (High-definition television) por meio do canal 41 da freqüência UHF. O início das transmissões digitais estava previsto para acontecer às 19 horas.

O sinal estará disponível para moradores de Curitiba e de partes da região metropolitana. O primeiro programa que poderá ser assistido em alta definição é o capítulo desta quarta-feira da novela A Favorita, às 21 horas. A tecnologia estreou no país em dezembro do ano passado, em princípio apenas na Grande São Paulo. Agora, a tevê digital também já chegou ao Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia.

Mesmo com a nova tecnologia, a transmissão analógica não será abandonada imediatamente. O modelo de transição brasileiro exige que as emissoras usem um segundo canal para transmitir digitalmente. No caso da RPC-TV, este canal digital será o 41. Os canais da freqüência VHF – como o canal 12 – continuarão operando até que a grande maioria da população tenha aderido ao novo sistema. A previsão do ministério das Comunicações é que até 2016 toda a transmissão seja digital.

Participam da solenidade de assinatura da consignação do canal, além do ministro da Comunicações, o ministro do Planejamento Paulo Bernardo, o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli e o diretor da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), Cézar Telles. O grupo RPC é representado por seus vice-presidentes, Ana Amélia Filizola e Mariano Lemanski.

O ministro Hélio Costa destacou o pioneirismo paranaense na implantação da tevê digital. Costa disse, ainda, que o início da transmissão nesta quarta-feira, acontece antes do previsto. "Estamos iniciando com um ano e meio de antecedência", afirmou.

Hélio Costa também destacou o empenho dos engenheiros da RPC, que em parceria com técnicos da UTFPR realizaram inúmeros teste para garantir a qualidade do sinal digital que será captado pelos televisores. "Com isso, os paranaenses não enfrentarão os mesmos problemas de recepção ocorridos em São Paulo com o início da transmissão digital", afirma o ministro.

Vantagens

Além da imagem mais bonita, a recepção digital elimina chuviscos e imperfeições. Se o sinal digital da RPC chega a uma residência, os telespectadores poderão assistir aos programas com imagem de cinema. A explicação é simples: como a imagem é transmitida em blocos de informação digital, quando o televisor os recebe, os decodifica e apresenta cores e contornos sempre idênticos aos originais, sem interferência.

Outras vantagens são: a alta definição, interatividade e mobilidade. A alta definição significa maior resolução de imagem e mais canais de áudio; a interatividade significa que o espectador poderá interagir com a programação; e a mobilidade significa poder levar isso para qualquer lugar, com uma tevê portátil ou um telefone celular, por exemplo.

Em princípio, três programas passarão a ser transmitidos 100% em alta definição: A Favorita (de segunda a sábado às 21 horas), o seriado A Grande Família (quintas-feiras, às 21 horas) e o noticioso Globo Repórter (sextas-feiras, às 22h20). Além deles, alguns jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol também serão gerados e transmitidos em HDTV. Alguns filmes também devem ir ao ar com a nova tecnologia. Em termos de produção local, a RPC pretende gravar nas próximas semanas quadros para os "Causos e Causos", que vão ao ar aos domingos na Revista RPC.

Adaptação

Para usufruir da novidade, o telespectador precisa adaptar seu televisor acoplando um conversor (set-top box). Esse aparelho será o responsável por captar o sinal digital que chegará à antena e transformá-lo em um sinal que o aparelho de tevê analógico consegue processar. Mesmo os usuários de tevê a cabo precisarão do conversor para captar o sinal digital da tevê aberta.

Os conversores podem ser encontrados nas lojas das redes varejistas e nas especializadas em áudio e vídeo. O preço varia entre R$ 299 e R$ 999. Outro item indispensável para a recepção do sinal digital é a antena do tipo UHF. Ela é necessária porque os canais digitais de tevê aberta no Brasil funcionarão nesta freqüência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]