• Carregando...

O ministro das Finanças da Grécia, Yannis Stournaras, cancelou nesta quinta-feira (25) sua agenda e foi internado em um hospital de Atenas com sintomas de gripe e exaustão. Ele é o negociador dos cortes no Orçamento do país com os credores do resgate financeiro.

Ontem o ministro anunciou que Atenas havia chegado a um acordo com a troika -formada pelo BC europeu, a União Europeia e o FMI (Fundo Monetário Internacional). Porém, foi desmentido horas depois por autoridades europeias.

Stournaras foi internado nas primeiras horas da manhã após ficar discutindo com os negociadores europeus durante toda a madrugada. Apesar de os médicos pedirem que descanse, o ministro se reunirá ainda hoje com o primeiro-ministro Antonis Samaras.

O mal estar acontece um dia depois de um discurso no Parlamento em que Stournaras disse que havia chegado a um acordo com os credores da União Europeia, o BCE (Banco Central Europeu) e o FMI (Fundo Monetário Internacional).

O ministro também havia anunciado a ampliação do prazo para aplicação dos cortes de 2014 para 2016, uma dos pedidos do governo para os responsáveis pelo resgate financeiro de 130 bilhões de euros, concedido em fevereiro.

No entanto, a declaração foi desmentida por autoridades europeias, que disseram esperar o documento da troika, que será divulgado em novembro, para tomar uma decisão final sobre o resgate à Grécia.

Saúde

Não é a primeira vez que um ministro grego tem um problema de saúde durante as negociações para tirar o país da crise financeira.

O antecessor de Stournaras, Vassilis Rapanos, foi levado às pressas ao hospital depois de ter sido nomeado ministro em junho, reclamando de fortes dores abdominais, náusea e diarréia. Poucos dias depois ele recusou o cargo.

O ex-ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, um dos líderes da coalizão que negociou o resgate de fevereiro, foi hospitalizado em novembro por causa de problemas estomacais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]