• Carregando...

Ao chegar para a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, fez críticas à pesquisa do IBGE que registrou aumento do desemprego em julho. Segundo ele, a pesquisa é limitada porque analisa apenas as regiões metropolitanas. Marinho disse que o emprego está aumentando justamente no interior do país, e que isso é registrado em outros tipos de levantamento, como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, e a PNAD, do próprio IBGE.

Perguntado se estava fazendo críticas ao IBGE, Marinho disse que o instituto é uma entidade respeitadíssima e que afirmou apenas que a pesquisa era concentrada nas regiões metropolitanas. Extremamente otimista, Marinho chegou a dizer que o país conseguiu criar, em menos de quatro anos de governo Lula, seis milhões de empregos, apesar de o próprio presidente Lula afirmar que a meta só será atingida até o fim do ano.

Marinho explicou que incluiu em seu cálculo os 4,4 milhões de empregos regidos pelo Caged e dados do funcionalismo e do regime estatutário. Ele chegou a dizer que, se incluir os empregos informais, o número de empregos criados no governo Lula chegaria a oito milhões.

- Não sei onde o IBGE encontrou esses números. As pesquisas no Brasil são limitadas e o crescimento do emprego está se dando em regiões não-metropolitanas - disse Marinho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]