Nos dias 16 e 17 de novembro, uma missão comercial levará empresários paranaenses para a Venezuela. A visita está sendo preparada pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (Seim) e reforça a política adotada pelo governo do estado para reforçar os laços latinos. De acordo com Santiago Gallo, secretário executivo da Seim, os mercados vizinhos são ideais para o ingresso de pequenas e médias firmas no comércio internacional.
"Essas empresas não teriam as mesmas chances de sucesso se partissem direto para os Estados Unidos ou para a Europa, onde o volume dos pedidos e as exigências técnicas são muito maiores", diz o secretário. A Seim fez rodadas de negócios na Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e agora prepara a incursão na Venezuela, que pode se tornar uma porta de entrada para os países andinos, na opinião de Gallo.
A missão não se restringirá ao comércio. O Paraná deve fechar convênios para a troca de tecnologia e conhecimento. Na área agrícola, o estado poderá ensinar técnicas para que os venezuelanos levem adiante um projeto para a formação de lavouras de alta produtividade. Na mão inversa, o estado aproveitará a visita para conhecer o programa de erradicação do analfabetismo do país vizinho.
Além das missões comerciais, a estratégia de incursão nos mercados latinos engloba uma aproximação cultural. O governo do Paraná tem dado apoio técnico para a montagem da Telesur, uma emissora de TV que terá presença continental e foi idealizada pelo governo venezuelano. Apesar de ter origem na disputa política que ocorre na Venezuela, o novo canal é visto por Santiago Gallo como uma plataforma de integração com alto potencial.
"Haverá cooperação para a criação de cursos de português e espanhol para serem transmitidos pela Telesur. A emissora fará com que os outros países da América Latina conheçam melhor a marca Brasil", diz Gallo. (GO)
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