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A Copa 2006 provocou uma grande oferta de produtos verde-amarelo não-tradicionais. A fabricante de chocolates finos Viviane Malucelli apostou que a moda pegaria o brasileiro pelo estômago e comprou corantes especiais nas cores da seleção. Adicionados ao chocolate branco derretido, eles permitem decorar tortas e bombons, que ela produz rapidamente para atender as encomendas de quem quer presentear amigos nos dias de jogo. "Criei 30 tipos de chocolate da copa e espero aumentar as vendas do período em 30%", diz. As encomendas também chegam diariamente de empresas que querem presentear clientes e funcionários. O bombom decorado custa R$ 1,50 e o cento, R$ 85.

Produtos mais sofisticados também se abrasileiraram. É o caso do "enxoval da Copa" produzido pelo arquiteto Eduardo Mourão, que desenvolveu uma almofada e um abajur com a bandeira nacional. Por ser um produto de longa duração, as 40 unidades vendidas surpreenderam. "Foi inédito inserir o verde-amarelo na decoração", acredita Mourão. Para isso, ele tomou cuidados, como usar a bandeira em "detalhes que não incomodam". As peças custam a partir de R$ 100.

Trabalhando em escala comercial, a loja de móveis e decoração Tok & Stok criou a coleção "Brasilidade", oferecendo petisqueira, caneca, R$15,50 porta-garrafa, entre outros itens com o tema do futebol. "A agência de publicidade que nos atende percebeu a tendência do verde-amarelo em produtos de maior valor e nos orientou quanto à coleção", explica o gerente de planejamento Nilo Signorini. Mesmo com vendas 12% superiores às do ano passado, ele confessa que foi um tanto traumático inserir as cores da bandeira em meio aos outros produtos das lojas.

Pescoços e pulsos, em geral exigentes quanto à combinação de cores, aceitaram este ano as cores de apelo patriótico. A gargantilha com bandeira do Brasil cravejada com pedras da Bergerson custa R$ 1.859 – e todas as unidades foram vendidas. A joalheira também criou um pingente em forma de coração em ouro com cores da bandeira, a R$ 412. A Bergerson também tem pingentes com motivos brasileiros em resina criados pela designer Júnia Machado, a R$ 1.296 (bandeira do Brasil) e R$ 560 (mapa do Brasil).

O clima de Copa se materializou na sofisticada H.Stern na forma de um relógio e de uma pulseira nos tons da bandeira, a R$ 7.020 e R$ 2 mil.

Essa foi a primeira vez que o criador de velas Dado Dantas apostou na Copa como data comemorativa, e no frio, como aliado de vendas. "Num jantarzinho, por que não acender uma vela da Copa?", pergunta o decorador. (HC)

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