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O smartphone Moto X, que será lançado neste mês nos EUA com múltiplas opções de cor e duas de memória interna, alternativas que, se combinadas, resultam em 504 versões possíveis do aparelho | EFE/ANDREW GOMBERT
O smartphone Moto X, que será lançado neste mês nos EUA com múltiplas opções de cor e duas de memória interna, alternativas que, se combinadas, resultam em 504 versões possíveis do aparelho| Foto: EFE/ANDREW GOMBERT

A Motorola Mobility, empresa controlada pelo Google desde ano passado, anunciou nesta quinta-feira (1º) o smartphone Moto X, que será lançado neste mês nos EUA com múltiplas opções de cor e duas de memória interna, alternativas que, se combinadas, resultam em 504 versões possíveis do aparelho.

É o primeiro aparelho desenvolvido em conjunto pelas duas empresas. Nos EUA, ele custará US$ 199 sob contrato de dois anos, mesmo valor pelo qual são comercializados o iPhone 5, o Galaxy S 4 e o HTC One, aparelhos de topo de linha.Contatada, a assessoria de imprensa da Motorola no Brasil disse ainda não ter informações sobre o aparelho.

Clientes poderão escolher, antes de fazer a compra do telefone, entre 18 cores traseiras, duas frontais (preta e branca), sete para detalhes de botões e para o anel da câmera e armazenamento de 16 Gbytes ou 32 Gbytes. Também há opção de gravar texto na parte traseira do aparelho.

Clientes que não ficarem satisfeitos com a versão que escolheram poderão devolver o Moto X em até duas semanas de seu recebimento para selecionarem um diferente.

O telefone usa o sistema Android 4.2 (Jelly Bean) com modificações feitas pela Motorola --em contraste com aparelhos da linha Nexus, que rodam versões "puras" e mais atualizadas do sistema do Google. A versão mais recente do Android é a 4.3, anunciada no último dia 24.

O aparelho é montado por dois mil funcionários nos EUA (precisamente, em uma fábrica da Flextronics, fornecedora da Motorola, em Forth Worth, Texas), disse ao site "The Verge" Rick Osterloh, executivo responsável pela divisão de produtos da marca.

A princípio, as opções de personalização antes da compra estarão restritas à operadora AT&T (as demais operadoras dos EUA também venderão o aparelho, mas só em versões predeterminadas pela Motorola).

No Ponto

Segundo a Motorola, o desenvolvimento do aparelho, que não tem especificações à altura dos lançamentos mais recentes de outras fabricantes e da própria empresa, foi pensado para atingir o que chama de "sweet spot", algo como o ponto certo, em diversas das características, como o tamanho.

A tela é de 4,7 polegadas e tem resolução de 1.280 x 720 pixels, algo abaixo dos já costumeiros 5 polegadas e 1.920 x 1.080 pixels. A escolha por uma definição teoricamente mais baixa é para evitar que a bateria seja gasta muito rapidamente, segundo a companhia.

O tamanho também é reduzido em relação aos smartphones de topo de linha lançados recentemente, o que potencialmente melhora a operação com uma só mão.Entre as novidades que traz o aparelho estão o reconhecimento individual da voz do dono e o gesto de girar o pulso para acionar a câmera.

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