As multinacionais brasileiras estão dispostas a aumentar os investimentos no exterior, revela estudo do Núcleo de Negócios Internacionais da Fundação Dom Cabral (FDC), divulgado nesta quarta-feira (27). Segundo o levantamento, que contou com 66 empresas, 65,1% delas planejam uma expansão nos mercados em que atuam. Apenas 6% projetam uma retração, revelou o estudo.
Também há um número significativo de empresas que pretendem investir em novos países: 44,4% delas disseram planejar atuar em novos mercados, enquanto os demais 55,6% não seguem esses mesmos planos.
Lívia Barakat, pesquisadora da FDC, disse em apresentação dos números que isso se dá mesmo com uma queda na margem de lucro no exterior em 2013. Ela explicou que as empresas continuam, de modo geral, satisfeitas com a atuação internacional. Isso porque muitas delas esperavam que a crise externa fosse prejudicar os resultados ainda mais.
O índice médio de internacionalização das multinacionais brasileiras apresenta uma tendência de alta: passou de 21,3% em 2012 para 22,9% em 2013.
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