• Carregando...
MZF4
A equipe da MZF4 é incentivada a pensar soluções criativas para vendas e desenho de produtos. Como estímulo, foram implementadas soluções de gestão que garantiram certificado à companhia. (Foto: Reprodução/LinkedIn)| Foto:

Indústria têxtil integrante do grupo italiano Mazzaferro, com 66 anos de Brasil, a MZF4 dedicou um ano à empreitada e recebeu, em julho, o ISO 56.002. A certificação (lançada na Europa em abril) significa que o sistema de gerenciamento da empresa atende às melhores práticas internacionais em inovação e criatividade. Do ponto de vista prático, quer dizer que os resultados da companhia são melhores por causa da boa gestão de insights, a partir do incentivo à criatividade e da efetiva aplicação das ideias.

Pode parecer estranho falar em gerenciar as lâmpadas que se acendem na cabeça dos colaboradores, mas o CMO da Mazzaferro, Fabrício Saad, afirma que a chave da norma é a flexibilidade. O foco é botar em prática ferramentas de estímulo, sem engessar a busca por novas maneiras de desenhar e vender produtos. "Através da norma a gente criou uma série de mecanismos que incentivaram esse movimento", avalia. "Hoje temos um programa de ideias que todos os meses premia colaboradores, espaços de design thinking para o corpo gerencial, criamos um comitê gestor de inovação com pessoas de mercado, trazendo diretores de outras empresas, clientes, fornecedores para nos ajudar a pensar inovação do ponto de vista mais estratégico", lista o executivo ao descrever o ambiente atual.

Especializada em fios (com extenso portfólio que inclui suturas médicas, cordas de violão, utilidades domésticas, cartela de cores para a costura industrial, entre outros produtos), a MZF4 tem 200 funcionários, exporta para mais de 60 países e começou a busca pela certificação ainda antes de a norma estar finalizada. Saad, que também atua na pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing, soube das discussões no ambiente acadêmico e levou o desafio para dentro da companhia.

"Eu pensei que, embora a gente conhecesse o tema inovação, seria legal ter apoio especializado no procedimento ISO, e aí nós iniciamos a jornada", relembra Saad, ao contar como a MZF4 procurou a consultoria Palas, de gestão e inovação, para começar a implementação da norma ainda em versão draft, ou rascunho.

Construção em "tempo real"

De acordo com Alexandre Pierro, especialista em sistemas de gestão da Palas, "conforme a norma ia mudando, nós mudávamos também o sistema [na MZF4]. Foram quase 12 meses de trabalho devido a essas alterações". Esse trabalho ativo de atualizações foi possível porque o próprio Pierro integrou o grupo de estudos do ISO 56.002, em Genebra, Suíça.

"Trabalho com implementação de sistemas de gestão há mais de 20 anos", explica Pierro, "sou auditor em várias normas ISO (como o 9.001, de qualidade; 14.001, de meio ambiente; 45.001, de saúde e segurança). De alguns anos para cá, venho notando uma série de transformações em diferentes mercados. Comecei a ter contato com metodologias como Design Thinking, Métodos Ágeis, e decidi me informar sobre as iniciativas da instituição na área de inovação", revela ele ao afirmar que, então, foi surpreendido com a notícia de que havia um grupo de estudos pesquisando as melhores metodologias na área de inovação nos 163 países membros da ISO: "passei a incorporar esse grupo de estudos, representando o Brasil".

"Quando me tornei membro, o grupo ainda discutia os conceitos e definições de termos como inovação, disrupção, realização de valor, invenção, entre outros. A partir dessas definições, o grupo começou a estruturar e desenhar a norma técnica", explica o especialista. Foram três revisões até a publicação, que aconteceu em 15 de julho de 2019, e foi em meio a essas revisões que a MZF4 se aliou à Palas para fazer a implementação.

De acordo com o CMO da companhia, Fabrício Saad, a MZF4 espera atingir novos parâmetros de desempenho a partir da certificação. "Você tem impactos como a percepção do mercado e dos clientes, que começam a demandar coisas mais disruptivas, mas já tivemos feedback até dos bancos", revela. "Toda empresa já com algum porte tem relacionamento ativo com os bancos e os dois bancos que dois bancos que nos atendem melhoraram internamente o nosso rating como uma empresa inovadora. É um ganho que em um primeiro momento a gente nem pensou", comemora.

Vale dizer, a empresa do grupo Mazzaferro foi a primeira, mas não a única a receber a certificação. Logo na sequência, outras empresas do Brasil, da Argentina e da Colômbia também tiveram confirmado o recebimento do ISO 56.002.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]