• Carregando...

O governo da Suíça vendeu, nesta quarta-feira (08), títulos de sua dívida com vendimento em duas datas: 2025 e 2049. E os papéis que vencem daqui a dez anos têm uma característica peculiar: rendimentos negativos em -0,055%.

Esta é a primeira vez, de acordo com o “Wall Street Jornal”, que um país europeu oferece títulos com vencimento de dez anos a juros negativos. Em outras palavras, o investidor paga à Suíça para emprestar dinheiro ao país.

BC americano se divide sobre elevar juros em junho ou em 2016

A expectativa de aumento nos juros dos EUA tem reflexos no Brasil, principalmente no mercado de câmbio, com o dólar tendendo a subir

Leia a matéria completa

Mas o negócio pode não ser assim tão ruim para os suíços. Comparado à taxa negativa cobrada pelo governo para os depósitos bancários (-0,75%), os juros de -0,055% pelo menos garantem uma perda um pouco menor a quem investe.

Assim, enquanto os lucros se mantiverem acima das taxas de depósito, os títulos da dívida suíça vão continuar interessantes para os investidores.

Ainda conforme reportagem do jornal americano, o programa de compra de títulos do Banco Central Europeu elevou o preço dos papéis, o que levou a ganhos altos para quem já tinha estes títulos, e preços baixos para quem precisava de empréstimos. Por outro lado, os lucros para novos investidores ficaram bastante reduzidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]