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A Natura inaugurou na terça-feira um centro de distribuição (foto) em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O investimento faz parte do pacote de R$ 300 milhões que a empresa de cosméticos vai aplicar neste ano, com geração de 150 empregos diretos e 600 indiretos no estado. A nova unidade vai tirar do Rio Grande do Sul os pedidos de consultoras do Paraná e de Santa Catarina, além de diminuir o tempo médio de entrega dos produtos em até cinco dias. Considerado o mais moderno dos oito centros de distribuição da empresa no país, o galpão paranaense é operado por uma empresa terceirizada, a Penske. A área construída é de 10,7 mil metros quadrados, e até 9,5 mil volumes podem ser separados por dia. A localização de São José dos Pinhais é considerada estratégica, pelo acesso facilitado às rodovias e ao Porto de Paranaguá. Em entrevista ao repórter João Pedro Schonarth, o diretor comercial da Natura na Região Sul, Alexandre Lemos, destaca a importância do centro para o processo logístico da empresa.

Como era o processo logístico da Natura no Paraná antes da inauguração do centro?

Antes da existência do centro, os produtos seguiam de São Paulo a Canoas [na Grande Porto Alegre], para depois serem redistribuídos para o Paraná e Santa Catarina. O centro de Canoas não estava dando conta do volume de produtos. Além da redução de emissões pela eficiência energética, as consultoras da Natura da Grande Curitiba receberão seus produtos em até um dia útil. Os pedidos do interior do Paraná e do estado vizinho serão entregues em até três dias úteis. Calculamos que as emissões serão reduzidas em 25% com o novo centro.

Qual a importância do estado para as operações da empresa? Há previsão de crescimento?

O Paraná precisava de um centro de distribuição devido à sua economia forte, além do tamanho da operação no estado, que representa 40% da região. São José dos Pinhais foi escolhida pela malha rodoviária, portuária e o aeroporto. Essas são facilidades em um processo logístico. Este investimento vai suportar o crescimento do consumo tanto no Paraná quanto em Santa Catarina pelos próximos cinco anos.

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Frango nos trilhos

A cooperativa Cotriguaçu vai investir R$ 50 milhões na construção de um complexo logístico no terminal da Ferroeste, em Cascavel (Oeste do Paraná). Desse total, R$ 40 milhões serão destinados a câmaras frias, para facilitar o embarque de produtos frigorificados, principalmente carne de frango. As obras começam em duas semanas e devem estar prontas em um ano e meio. A cooperativa vai comprar, ainda, 60 vagões, que farão o transporte dos produtos até o Porto de Paranaguá.

Com o investimento, o custo do transporte por contêineres cairá quase 30%, segundo estimativa da Cotriguaçu, que reúne as cooperativas C.Vale, Coopavel, Copacol e Lar, todas da Região Oeste.

Sem porto

O Porto de Paranaguá teria sido um dos fatores que fizeram o Paraná perder a nova fábrica da Nissan para o Rio de Janeiro. O porto, que atende principalmente a Renault e a Volkswagen, não teria condições de comportar a movimentação da montadora japonesa, segundo fontes que acompanharam de perto as conversas com a empresa. Entre as cidades que concorriam pelo investimento estavam Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba. A Nissan vai investir R$ 2,6 bilhões na fábrica de Resende, no Rio.

Canto, dança e sorvete

Curitiba será a primeira cidade brasileira a receber uma sorveteria da norte-americana Cold Stone Creamery. A franquia, que tem 1,7 mil lojas no mundo, quer abrir a unidade do Batel Soho até fevereiro, e começa a seleção da primeira equipe no próximo dia 18. A preparação dos sorvetes sobre uma pedra de granito congelada a -9ºC não é a única peculiaridade da rede: seus funcionários têm de ser um tanto... malabaristas, por assim dizer. Esbanjar bom humor, cantar e dançar tende a ajudar os candidatos: o processo de seleção envolve dinâmica corporal, de canto e dinâmica de grupo.

Interessados podem conferir performances de funcionários da Cold Stone no YouTube – há cerca de 23 mil vídeos. Informações e inscrições por e-mail (contato@cscreamery.com.br), telefone (41 3013-2406) ou Facebook (www.facebook.com/coldstonebrbatelsoho).

40 mil pessoas

são esperadas para 18 eventos de negócios realizados em Curitiba e região neste último trimestre de 2011, entre participantes e acompanhantes. O número considera os 18 eventos apoiados pelo Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau, o CCVB. Pelo menos 52 segmentos da economia vão dividir os R$ 85 milhões que os turistas de negócios devem trazer à cidade, segundo as estimativas do CCVB.

Prateleira

O economista José Pio Martins acaba de lançar o livro Seu futuro – Educação financeira e atitudes para conquistar sua independência, da Editora Fundamento. Na obra, Pio Martins – que é reitor da Universidade Positivo e colunista da Gazeta do Povo – trata de questões práticas, como formas de ensinar os filhos a poupar e a valorizar o que ganham.

Encontro na fronteira

"As associações comerciais como agentes de desenvolvimento" é o tema da 21.ª Convenção Anual da Faciap, federação que reúne 290 associações do estado. O evento, que também é voltado para comerciantes e empresários, será realizado de 6 a 8 de novembro, em Foz do Iguaçu. Na última edição, a convenção reuniu 1,2 mil pessoas. Um dos destaques da programação é um painel sobre comércio exterior que inclui visita a duas fábricas da vizinha Ciudad del Este, no Paraguai – uma fabricante de CDs e DVDs virgens, criada por imigrantes árabes, e uma de confecções, pertencente a brasileiros. Mais informações em www.faciap.org.br/convencao.

Tarô contra a crise

Os efeitos da crise internacional desafiam não só economistas, mas também outra turma que se esforça em prever o futuro. Panfleto distribuído em semáforos de Curitiba na última semana divulgava os serviços de uma senhora especializada em cartas, búzios e tarô que, além de resolver problemas amorosos, angústia e depressão, também promete combater queda de lucros da indústria e do comércio. Em tempos bicudos como os que supostamente estão por vir, um alento: a madame só cobra pelo trabalho depois do resultado.

Cada um na sua

A PUCPR lançou um novo programa de pós-graduação para executivos, em parceria com a HSM Educação. O diretor de Educação Continuada da instituição, Vidal Martins, conta que os cursos são segmentados por público. O MBA, com cerca de 360 horas, é voltado a alunos com pouca experiência gerencial. Para gestores de nível intermediário, a PUCPR oferece o EDP (programa de desenvolvimento executivo, na sigla em inglês), de 120 horas. Quem está no topo da carreira tem à disposição um curso ainda mais específico, o Top Management – que, segundo Vidal, inclui contato direto com "gurus" como o especialista em marketing Philip Kotler.

Luiza virtual

Quatro meses após comprar a rede varejista do Baú, o Magazine Luiza inaugurou no interior do Paraná 11 "lojas virtuais", que substituem pontos de venda convencionais da antiga rede de Silvio Santos. Essas unidades atendem à demanda de municípios com até 100 mil habitantes e têm poucos itens em exposição – os consumidores fazem suas compras via computador, com assistência de vendedores. Outras 24 lojas do gênero serão abertas no estado até o fim do ano.

Língua afiada

Com o país recebendo Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, vai aumentar a procura pelo ensino de idiomas. É o que supõem as empresas do setor, que têm anunciado gordos investimentos para os próximos anos em todo o país. A PBF, que pertence à Fundação Fisk e tem seis unidades no Paraná, vai abrir mais cinco até 2013. Os planos da CNA são ainda mais ambiciosos: o número de filiais no estado vai passar de 20 para 44 até 2014.

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