• Carregando...

O diretor geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), Pascal May, anunciou que as negociações sobre subsídios agrícolas da rodada de Doha ganharam um novo impulso com o encontro de ministros de 30 países em Davos, na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial.

De acordo com nota oficial do fórum, o ministro do Comércio e Indústria da Índia, Kamal Nath, disse que "apesar do frio em Davos, fomos capazes de descongelar as negociações".

A rodada de Doha é uma negociação entre países dentro da OMC para diminuir as barreiras comerciais. As discussões começaram em Doha, no Quatar, em 2001, com outras reuniões ministeriais em Cancum, no México, em 2003, e em Hong Kong, na China, em 2005. As negociações estão travadas por falta de consenso, principalmente na questão agrícola. Os países em desenvolvimento pedem que os mais ricos reduzam os subsídios sobre os produtos agrícolas.

Os ministros dos 23 países membros da OMC e da União Européia chegaram em Davos a um acordo para retomar formalmente a negociação suspensa.

"A reunião colocou muita energia na noção de que uma ‘área de pouso’ está à vista", disse Lamy. Ele acrescentou que convocará os ministros depois de algumas negociações, quando algum progresso concreto e significativo tiver sido feito. "Mas isso não será amanhã", avisou.

"Estamos na hora da decisão", disse o comissário da União Européia Peter Mandelson. "Estamos chegando a um final, de sucesso ou derrota, nos próximos três meses".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]