• Carregando...

A chanceler alemã Angela Merkel instou com seus parceiros da União Europeia neste sábado (02) que trabalhem juntos para chegar a um acordo sobre o orçamento do bloco de 27 membros em uma cúpula nesta semana, cujo resultado está longe de poder ser considerado certo.

Líderes europeus se encontrarão em Bruxelas na quinta e sexta-feira para tentar costurar um acordo sobre seu orçamento de 1 trilhão de euros para 2014-2020, após terem falhado em atingir um consenso em novembro.

Eu seu podcast semanal, Merkel disse que esperava negociações muito difíceis.

"A Alemanha vai tentar contribuir para um resultado. Nós só vamos ser capazes de ver no fim da semana que vem se conseguiremos", disse ela. "Mas vale a pena tentar", afirmou Merkel, acrescentando que em um momento em que muitos países europeus estão lutando com crescimento econômico, um acordo orçamentário da UE daria segurança ao planejamento financeiro.

Merkel disse que o orçamento deve ser usado para garantir que a UE aumente sua competitividade e que as economias dos estados-membros se tornem gradualmente mais alinhadas.

Em preparação para a cúpula, Merkel terá uma rodada de conversas nos próximos dias. O primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy irá a Berlim na segunda-feira e ela deve visitar o presidente francês François Hollande na noite de quarta-feira.

No início dessa semana, Merkel havia usado tom mais positivo numa conferência de imprensa com o primeiro-ministro italiano Mario Monti, onde disse que estava bastante otimista sobre um acordo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]