As vendas de computadores no Brasil tiveram no primeiro trimestre deste ano um crescimento abaixo do esperado. Em relação ao primeiro trimestre de 2011, subiram apenas 4%, mostrando um mercado em desaceleração.
Com venda de 4 milhões de computadores, o mercado brasileiro, terceiro maior do mundo, mostrou um crescimento bem menor que o de anos anteriores, segundo dados divulgados na última semana por uma das principais consultorias de tecnologia, a IDC.
Em 2011, a comercialização de PCs (notebooks e computadores de mesa) cresceu 19% em relação ao primeiro trimestre de 2010. Em 2010, a alta do primeiro trimestre foi de 37% em relação ao mesmo período de 2009.
Para Áttila Belavary, analista da IDC, a crise internacional derrubou a disposição para comprar de empresas, consumidores e do governo.
O arrefecimento também é sinal de que o setor caminha para a maturidade, avalia.
No ano passado, foram vendidos no país 15,9 milhões de computadores 200 mil a mais do que o Japão e o Brasil assumiu a terceira posição, atrás dos EUA e da China.
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