• Carregando...
Jogadores experimentam Call of Duty: Modern Warfare 2, em Nova Iorque | Lucas Jackson/Reuters
Jogadores experimentam Call of Duty: Modern Warfare 2, em Nova Iorque| Foto: Lucas Jackson/Reuters

Embora as vendas de outubro do console Wii tenham caído 36% em relação ao mesmo período do ano passado, executivos da Nintendo esperam vendas robustas nos Estados Unidos a partir de agora. "Novembro e dezembro serão meses muito fortes", prevê o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime.

O executivo observa que as vendas do console estão dentro do que se esperava para o ponto atual do ciclo de vida do produto – o Wii foi lançado em novembro de 2006. O desempenho foi particularmente forte em outubro do ano passado, quando foram vendidas 803 mil unidades. "O terceiro ano é sempre o mais forte", diz. Fils-Aime afirma estar encorajado pelo aumento de 80% desde que o preço foi reduzido de US$ 250 para US$ 200, em setembro.

No mês passado a empresa continuou à frente no mercado americano, segundo a consultoria NPD Group, com 506.900 unidades do Wii vendidas. O PlayStation 3 vem em segundo, com 320.600 unidades, e o Xbox 360 aparece em seguida, com 249.700 aparelhos.

Há algum questionamento sobre se a atual geração de máquinas está no fim de seu ciclo de vida. "Há um negócio chamado saturação de mercado", diz Richard Do­­herty, analista do Envisio­neering Group. "Um ou mais dos consoles competidores está 60% dos domicílios onde o Wii está presente."

Por isso, a estratégia da Ninten­­do está em outra área. "Estamos adicionando valor para o consumidor que chegou por último", diz Fils-Aime. Ele aponta os 8 milhões de unidades vendidas no país para a prancha de exercícios Wii Fit como uma evidência de que a estratégia está funcionando. "Ela nos deu uma capacidade sem paralelo de atingir novos consumidores, especialmente mulheres."

Fils-Aime reconhece que os títulos atuais para o console precisam de renovação, e afirma que isso virá com a nova versão da franquia Mario Brothers, Super Mario Brothers Wii, cujo lançamento nos EUA estava marcado para ontem. Ele vai competir pelos dólares dos gamers com Call of Duty: Modern Warfare 2, recém-lançado pela Activision. Disponível para PlayStation 3, Xbox 360 e PCs, o título vendeu 4,7 milhões de cópias dese seu lançamento dos Estados Unidos e Grã-Bretanha.

No segmento dos portáteis, os dispositivos da Ninendo (DS Lite e DSi) venderam 457.600 unidades em outubro. PSP e PSPgo, da Sony, vêm em seguida, com 174.500. Alguns analistas expressam dúvidas sobre se a Nintendo continuará a prosperar nesse segmento, agora que games baratinhos para iPhone e iPod se provaram populares. Mesmo assim, Fils-Aime espera pouco impacto nos negócios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]