• Carregando...

Foz do Iguaçu – A Nokia parece ser a primeira fabricante de celulares a querer atacar em outras frentes. Ontem, a gigante finlandesa apresentou suas estratégia para o mercado corporativo em encontro realizado em Foz do Iguaçu. Ficou evidente o interesse da companhia em ser percebida como uma provedora de soluções empresariais – e não apenas como fabricante de telefones.

Um dos focos da apresentação foi o lançamento da linha E Series na América Latina. Os quatro novos aparelhos (E50, E70, E61 e E62 – foto abaixo) abrem diversos tipos de arquivos e rodam funções de programas populares, como Microsoft Word, PowerPoint e Excel. Além disso, sua solução integrada de e-mail permite encaminhar mensagens enviadas para o endereço de e-mail do usuário para o aparelho móvel (a exemplo do que já acontece com o rival BlackBerry, fabricado pela RIM). "Suporte, serviços e soluções são componentes essenciais para o mundo empresarial", disse o diretor de soluções empresariais da Nokia para a América Latina, Hernán Lardiez. "Mas isso não se trata de competição com as operadoras. Os links para as redes continuarão sendo importantes", completou.

A aposta da fabricante é baseada na idéia de que as operadoras de telefonia não têm estrutura para oferecer serviços específicos para cada cliente. "As operadoras querem vender linhas e cobrar pelo tráfego de dados e voz. Soluções empresariais exigem uma equipe gigantesca", salienta Luís Minoru Shibata, diretor do Yankee Group, empresa de pesquisas e consultoria na área tecnológica.

A série E completa estará disponível a partir de outubro em operadoras GSM. Com os modelos, o cliente poderá fazer chamadas de voz sobre IP (VoIP) e PTT (similar ao sistema Nextel), e dar respostas ou participar de conferências mesmo fora do escritório.

João Paulo Pimentel - O repórter viajou a convite da Nokia do Brasil

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]