i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Energia

Norueguesa Statoil compra operações petrolíferas da Norsk Hydro

  • PorReuters/O Globo Online
  • 18/12/2006 16:40

A petrolífera norueguesa Statoil acertou a compra das operações de petróleo e gás da Norsk Hydro por cerca de US$ 30 bilhões, para criar uma gigante nacional do setor, informaram as empresas na segunda-feira.

A nova companhia terá uma produção combinada de 1,9 milhão de barris por dia em 2007 e reservas provadas de petróleo e gás de 6,3 bilhões de barris de óleo equivalente. O negócio também cria a petrolífera com maior operação marítima do mundo, informaram as empresas.

- A fusão recomendada é motivada pela ambição de crescimento na Noruega e no plano internacional - informaram as duas maiores petrolíferas norueguesas em comunicado conjunto.

O negócio ainda precisa ser aprovado em assembléia das duas companhias, bem como por autoridades regulatórias, divulgaram as empresas.

Os acionistas da Hydro terão 32,7% da nova empresa e os investidores da Statoil ficarão com 67,3%.

Os acionistas da Hydro receberão 0,8622 ações da nova empresa para cada papel da Hydro que possuem e continuarão donos da empresa. Os acionistas da Statoil manterão suas participações em termos de uma para uma ação'', informaram as empresas.

A Norsk Hydro, um grupo petrolífero e de alumínio, se concentrará em suas operações com o metal no mundo.

Às 10h15 (horário de Brasília), as ações da Statoil subiam 3,03% e as da Norsk Hydro disparavam 24%.

O governo norueguês elevará sua participação na nova companhia para 67%, ante 62,5% anteriores, segundo comunicado.

Atualmente, o governo detém pouco menos de 71% da Statoil e cerca de 44% da Hydro.

- A conclusão da operação é esperada para o terceiro trimestre de 2007 - informaram as companhias. No meio tempo ambas as empresas serão administradas como entidades separadas.

- A nova empresa criará enorme valor para a Noruega - disse o primeiro-ministro do país, Jens Stoltenberg. - O governo considera a fusão como industrialmente e estrategicamente bem fundadamentada.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.