| Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Secretaria da Fazenda do Paraná lançou nesta terça-feira um aplicativo para a comparação de preços no comércio. Disponível para Android e iOS, o app Menor Preço-Nota Paraná é um desdobramento do programa Nota Paraná e permite que o consumidor compare os preços de mercado a partir do monitoramento das notas fiscais eletrônicas emitidas no estado.

CARREGANDO :)
Veja também
  • Lojas de rua serão substituídas por comércio em realidade virtual até 2050, diz estudo
  • Triplica fatia de devedores que atrasam prestação da casa própria

O aplicativo oferece a comparação de até 10 milhões de preços de produtos armazenados semanalmente por mais de 60 mil estabelecimentos comerciais do estado. A plataforma utiliza como base informações de 3,8 milhões de notas fiscais eletrônicas emitidas todos os dias no Paraná. O usuário pode consultar preços em um raio de até 20 quilômetros por meio do código de barras ou nome do produto.

Publicidade

Em nota, o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, explica que, além da comparação, a ferramenta deve estimular a concorrência. “Haverá uma disputa, o que fará com que haja uma queda de preços e da inflação no Paraná maior do que em outras unidades da federação” disse.

O app foi desenvolvido em parceria entre a Celepar e a Secretaria da Fazenda. Não é preciso fazer cadastro no Nota Paraná para usar o aplicativo. Além disso, o sistema usa a localização do consumidor para apresentar os menores preços e os que estão mais próximos do comprador. Feita a escolha do estabelecimento, o aplicativo mostra o mapa, os locais mais próximos e o caminho a ser seguido para chegar ao endereço.

O sistema permite a criação de listas de produtos, para que o consumidor verifique onde cada produto de suas compras está mais barato. Com a lista salva, é possível procurar todos ao mesmo tempo. Essa opção, porém, só estará disponível para quem possui cadastro no Nota Paraná.