• Carregando...

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) estima que, dos 10,1 milhões de computadores pessoais vendidos no Brasil em 2007, cerca de 2,1 milhões serão notebooks. Ainda de acordo com a instituição, o mercado brasileiro de PCs movimentou 6,9 milhões de unidades de janeiro a setembro de 2007, aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em 2008, afirma a Abinee, o mercado da venda de PCs deve crescer 17%, ainda com destaque para as vendas de notebooks.

No terceiro trimeste de 2007, os brasileiros compraram 2,6 milhões de computadores pessoais, sendo 541 mil deles portáteis – deste total de notebooks, 59% foram adquiridos por pessoas físicas. A quantidade de laptops vendidos no trimestre indica um crescimento de 216% em relação ao mesmo período do ano passado.

Mercado cinza

Por conta da popularidade dos portáteis, houve um crescimento no mercado cinza de notebooks nos últimos meses – isso vai contra a tendência dos notebooks, que apresentam queda no uso de peças contrabandeadas. No terceiro trimestre, foram vendidos 196,5 mil notebooks "não oficiais", contra 96,5 mil no segundo trimestre (crescimento de 103%).

"Boa parte das revendas que vendiam desktops clones e os componentes destes estão migrando seu negócio para a comercialização de notebooks. Com isso, a participação dos notebooks não oficiais, que foi de 26% no segundo trimestre, subiu para 36% no terceiro. Mantidas as condições atuais, deverá alcançar 42% no quarto", diz um comunicado da Abinee.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]