• Carregando...

A incerteza sobre a sucessão na mineradora Vale e resultados trimestrais decepcionantes de MRV e JBS pressionaram o Ibovespa nesta quinta-feira (24), e o índice fechou em queda mesmo em meio a sinal positivo nos mercados internacionais.

O Ibovespa terminou em baixa de 0,39 por cento, a 67.532 pontos. O giro do pregão foi de 5,09 bilhões de reais.

Em Nova York, o Standard & Poor's 500 subiu 0,9 por cento, sustentado pelo otimismo com os lucros trimestrais após números melhores que o esperado da Best Buy.

O movimento foi oposto no Brasil. A ação da MRV caiu 6,52 por cento, a 13,18 reais, após a construtora anunciar lucro de 152,1 milhões de reais no quarto trimestre e declarar que a pressão por mão de obra deve seguir em 2011.

"O resultado foi decepcionante, na nossa opinião, pela queda de margens e pela manutenção de baixo nível de execução", afirmou a equipe de analistas do Banco Fator, que considerou o número "muito fraco".

Já a ação da JBS, maior processadora mundial de carne bovina, caiu 3,62 por cento, a 5,86 reais, após o prejuízo de 539,3 milhões de reais no quarto trimestre.

Com o maior volume do pregão, a ação preferencial da Vale teve baixa de 0,99 por cento, a 46,90 reais, anulando a alta da véspera.

A mineradora tem mostrado volatilidade com a incerteza sobre a sucessão do presidente Roger Agnelli. O mercado já dá como certa a substituição do executivo, mas ainda não sabe o nome do futuro presidente e vê com cautela sinais de ingerência do governo na política interna da companhia.

A concorrente MMX, de Eike Batista, teve alta de 4,52 por cento neste pregão, a 9,72 reais, após anunciar lucro líquido de 83,8 milhões de reais no quarto trimestre.

Lojas Americanas têm baixa

Outra empresa que teve expressiva queda foi Lojas Americanas, com variação de 5,12 por cento, a 13,33 reais, após o anúncio da oferta de 1 bilhão de dólares em ações da B2W, controlada pela varejista.

"Lemos a noticia negativamente tanto para B2W como para LAME. Para B2W, nos mostra que a empresa precisa levantar capital para gerar o capex (investimentos). Do lado de LAME, vemos um aumento no nível de alavancagem da empresa no caso de o controlador subscrever a oferta inteira", disseram os analistas do JPMorgan Andrea Teixeira, Felipe Oliveira e João Mamede.

Nas projeções dos analistas, a relação entre dívida líquida e Ebitda (lucro antes de juros, tributação, depreciação e amortização) da Lojas Americanas passaria de 1,3 a 2,5 no caso de subscrição total da oferta de ações.

Usiminas PN também pesou sobre o Ibovespa, com baixa de 1,86 por cento, a 20,09 reais. A ação ordinária da empresa ficou estável, a 30,00 reais.

Em nota, o HSBC reduziu a recomendação para a ação ON da Usiminas, considerando "exagerada" a especulação sobre uma aquisição da empresa por concorrentes no Brasil.

No lado positivo, atrás de MMX, o principal destaque foi Embraer, com alta de 1,81 por cento, a 14,10 reais. A fabricante de aviões anuncia nesta noite o resultado financeiro do último trimestre de 2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]