Caixas da Amazon.| Foto: Christoph Scholz/Flickr

A Amazon começou a operar no varejo brasileiro, vendendo e-books, em dezembro de 2012. De lá para cá, pouca coisa mudou — ela passou a vender livros impressos e alguns eletrônicos próprios, apenas. Indícios surgidos nos últimos meses, porém, apontam que a Amazon está prestes a expandir sua atuação no Brasil.

CARREGANDO :)

Nos pouco mais de sete anos desde que lançou sua loja virtual no Brasil, a Amazon acrescentou ao seu acervo os dispositivos Kindle em fevereiro de 2014 (antes, eles eram vendidos por parceiros, como o Pontofrio); livros impressos em agosto do mesmo ano; e o Fire Stick TV, em novembro de 2017.

Em 2017, a empresa abriu um martketplace de livros que, posteriormente, passou a vender eletrônicos, utensílios domésticos e itens de papelaria e escritório.

Publicidade

O movimento foi visto como o primeiro passo para que, a exemplo do que faz nos Estados Unidos e em outros países onde atua há mais tempo, a Amazon começasse a vender diretamente produtos de outros fornecedores em sua loja virtual.

Em 2018, quatro indícios que sustentam essa possibilidade apareceram.

1. Um galpão maior

Em fevereiro, a agência Reuters apurou que a Amazon estava transferindo suas operações logísticas de Barueri para Cajamar, cidade a 50 km da capital paulista, e negociando o aluguel de um novo galpão para armazenar de produtos.

O novo galpão fica no complexo de galpões Cajamar II e tem 50 mil metros quadrados — o anterior, em Barueri, tinha 12 mil metros quadrados. Em paralelo, a Amazon também negocia outro espaço em um parque logístico vizinho, o Cajamar III.

Em 4 de outubro de 2017, a Amazon se registrou junto à prefeitura de Cajamar para exercer atividade econômica na região.

Publicidade

2. Negociação com fornecedores

Entre 26 de fevereiro e 2 de março, a Amazon teria reunido executivos de diversas fabricantes em um hotel em São Paulo. O motivo, segundo a agência Reuters, seria apresentar os planos de venda direta da varejista aos fornecedores.

Uma fonte ouvida pela agência disse que representantes da Amazon confirmaram, expressamente, que o cadastro a que se referiam seria para a compra direta de produtos dos fabricantes para vendê-los ao consumidor final, e que os produtos seriam armazenados na região da Grande São Paulo.

3. Injeção milionária

A Amazon aportou R$ 97,5 milhões na filial brasileira no dia 1º de fevereiro, segundo apuração do BuzzFeed. O valor, repassado por empresas controladoras da filial brasileira, seria para expandir a operação da loja no país.

4. Transporte aéreo de produtos

Em abril, a Reuters revelou que a Amazon estaria negociando com a companhia aérea Azul a logística de mercadorias no território brasileiro.

Através da Azul Cargo Express, braço da companhia dedicado ao transporte de mercadorias, a Amazon conseguiria acesso em mais de 100 aeroportos brasileiros — todos onde a Azul opera. Em um país de dimensões enormes e com infraestrutura de transporte deficitária, caso do Brasil, ter agilidade pela via aérea seria uma necessidade para manter os prazos de entrega dos pedidos dentro das expectativas do consumidor.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]