• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Os Correios vão lançar nesta quinta-feira (25) uma nova ferramenta que vai permitir aos usuários consultar e acompanhar suas encomendas por meio do seu CPF (no caso de pessoas físicas) ou CNPJ (para pessoas jurídicas). A nova funcionalidade é gratuita e dispensa a obrigatoriedade de informar o código do objeto, normalmente informado pela empresa que postou o objeto nos Correios.

Para que a nova ferramenta funcione, o responsável pela postagem da encomenda nos Correios deve informar o CPF ou CNPJ do remetente e do destinatário no momento da postagem do objeto em uma agência. Assim, após a postagem e a qualquer momento, o destinatário ou o remetente podem acessar a página de rastreamento no site dos Correios .

Para ter acesso ao rastreamento, basta acessar a página no site dos Correios e informar o CPF e inserir login e senha. Caso o usuário não tenha login e senha, pode fazer o cadastro no próprio site. Serão exibidos todos os objetos registrados (cartas ou encomendas/objetos) que tenham sido associados ao CPF ou CNPJ do usuário que fez o login, seja como destinatário, seja como remetente.

Declaração de conteúdo

A consulta de encomendas a partir do CPF ou CNPJ é a segunda novidade que os Correios trazem neste ano. Antes, em 2 de janeiros de 2018, a empresa estabeleceu que todas as encomendas com fins comerciais postadas nos Correios e demais transportadoras devem ter nota fiscal ou declaração de conteúdo fixada na parte externa da encomenda. Produtos com fins comerciais devem ter nota fiscal e documentos e encomendas que não estão sujeitos à tributação devem ter a declaração de conteúdo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]