• Carregando...
Criminosos escolheram a marca Carrefour para propagar novo golpe via WhatsApp.  | Daniel CastellanoGazeta do Povo
Criminosos escolheram a marca Carrefour para propagar novo golpe via WhatsApp. | Foto: Daniel CastellanoGazeta do Povo

Os criminosos aproveitaram os milhares de desempregados no país para propagar um novo golpe no WhatsApp. Os hackers criaram um golpe que promete a participação em um falso processo seletivo da rede de supermercados Carrefour, com salários de até R$1.852. O golpe começou a circular nas últimas 24 horas e mais de 200 mil pessoas já caíram na armadilha. As informações são da empresa de seguração mobile Psafe.

Leia mais sobre negócios e tecnologia

Segundo a Psafe, o número de acessos a esse novo golpe não para de crescer. Ele começou a circular no WhatsApp nas últimas 24 horas e está atingindo uma média de 10 mil cliques por hora.

Como funciona o golpe

O golpe começa com mensagens enviadas a usuários do WhatsApp com a promessa de emprego nos supermercados Carrefour. A mensagem afirma que a rede de supermercados está contratando profissionais com urgência, sem necessidade de ter experiência e para início imediato, com salários de até R$1.852. Ao final da mensagem, há um link para checar as vagas disponíveis. 

Mensagem contendo o golpe de vagas no Carreofur.Divulgação/Psafe

Ao clicar no link, o usuário tem que responder três perguntas para poder se candidatar às vagas: “Você conhece ou frequenta o Carrefour da sua cidade?”; “Você tem carteira de trabalho e realmente está interessado nessa vaga?”; e “É maior de 18 anos?”.

Depois de respondida às perguntas, o usuário é encaminhado a uma nova página que pede o compartilhamento da mensagem com 15 amigos no WhatsApp para que a suposta entrevista de emprego possa ser agendada.

O usuário é encaminhado, ainda, para se cadastrar em serviços de SMS pago - que efetuam cobranças indevidas - ou para baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro. O ataque ainda conta com comentários de falsos usuários alegando que conseguiram a vaga de emprego, com o intuito de validar o golpe.

Como se proteger

O Carrefour emitiu nesta segunda-feira (3) uma nota informando que as vagas de emprego que circulam nas redes sociais e no WhatsApp são falsas. A empresa recomenda que os usuários ignorem e deletem a mensagem, que pode conter vírus. Reforça ainda que somente divulga informações sobre processos seletivos e vagas por meio do seu portal, perfil oficial no LinkedIn, além dos portais Vagas.com, Catho, Curriculum.com e InfoJobs.

Já a Psafe recomenda que as pessoas instalem mecanismos de segurança em seus celulares e que consultem sempre páginas oficiais de empresas para se certificarem que se trata de uma oportunidade verídica. Para aqueles que caíram no golpe, a empresa recomenda o uso de um antivírus e orienta o usuário a entrar em contato com a operadora do seu celular para cancelar o serviço de SMS pago.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]