iOS 11 chega para iPhone e iPad| Foto: Apple/Divulgação

A Apple começa a liberar hoje (19) a versão final do iOS 11, sistema operacional que move os dispositivos iPhone, iPad e iPod touch. Com “centenas de recursos”, de acordo com a empresa, a atualização traz aperfeiçoamentos em usabilidade, prepara terreno para o iPhone X e muda consideravelmente o modo de uso do iPad.

CARREGANDO :)

LEIA: Apple lança três novos iPhones: 8, 8 Plus e X

OUÇA: As dúvidas do iPhone X que a Apple não respondeu

Publicidade

No iPad, o iOS 11 traz uma Dock, barra inferior de aplicativos afixados e os últimos abertos, similar à do macOS, o sistema operacional para computadores da Apple. Por ali, o usuário consegue acionar apps e mover elementos, arrastando e soltando, entre aplicativos. Os vídeos abaixo demonstram alguns dos novos casos de uso possíveis com a atualização: 

Há um novo app para gerenciar arquivos. Outros apps padrões do sistema ganham novidades: o Notas permite escanear documentos com a câmera, assiná-los com o Apple Pencil e afixar notas; o Apple Music agora traz a dinâmica de seguir e ser seguido para descobrir novas músicas a partir do que seus amigos ouvem; o Fotos oferece novas formas de exibir e editar Live Photos; e a App Store foi totalmente reformulada, com divisões entre apps e jogos e uma área editorial atualizada diariamente com sugestões de apps. 

Entre os recursos do sistema, dois merecem destaque. O primeiro é a nova Central de Controle. Ela abdica da divisão em até três páginas introduzida no iOS 10, voltando a concentrar todas as opções em apenas uma, e agora concede que o usuário personalize os botões de acesso rápido disponíveis. É possível, por exemplo, ativar o modo de economia de bateria ou iniciar uma gravação de voz a partir dali. 

Central de Controle no iOS 10 (esq) e no iOS 11 

A outra novidade é a forma como o sistema lida com prints, ou screenshots. Ao fazer uma, ela fica no canto inferior esquerdo da tela. Com um toque nessa miniatura, o usuário pode desenhar ou escrever anotações sobre ela e compartilhá-la diretamente através de outros apps, sem que seja necessário salvar o print na galeria de fotos. 

Publicidade

Outras mudanças melhores incluem o teclado para uma mão só (pode-se jogá-lo para a direita ou esquerda), integração maior entre as notificações e a tela de bloqueio, tradução através da Siri e pequenas mudanças visuais em ícones, layout de apps e áreas diversas do sistema. Essas, porém, estão sendo duramente criticadas pela falta de consistência em relação às diretrizes de desenvolvimento da própria Apple. O desenvolvedor Ryan Lau lista algumas dessas neste texto

Uma das várias inconsistências em apps da própria Apple no iOS 11 

Para quem usa algum iPhone com 3D Touch, uma notícia ruim: a Apple removeu o gesto de apertar com mais força a borda esquerda da tela para invocar a multitarefa. 

Compatibilidade 

O iOS 11 é compatível com todos os dispositivos com processador de 64 bits. Na prática, isso quer dizer qualquer iPhone da versão 5s em diante; do iPad mini 2/iPad Air em diante; e a sexta geração do iPod touch.

Para atualizar o sistema, basta esperar a notificação ou acessar os Ajustes, ir em Geral e, lá, tocar em Atualização de Software. O tamanho do download varia (em um iPhone 6s, ele tinha 1,06 GB) e é recomendável a realização de um backup antes de proceder com a atualização.

Publicidade