• Carregando...
O túnel da empresa de Elon Musk. | The Boring Company/Divulgação
O túnel da empresa de Elon Musk.| Foto: The Boring Company/Divulgação

A Boring Company, mais recente empresa de Elon Musk, está em fase de conclusão de seu primeiro túnel, com 4,35 km de extensão em Los Angeles. A proposta da empresa, criada há pouco mais de um ano pelo empresário, é “acabar com o trânsito”.

Em uma publicação do Instagram, Musk mostrou como está a construção do túnel e afirmou que oferecerá passeios gratuitos.

“Com a aprovação final dos órgãos reguladores”, escreveu Musk na legenda do vídeo, “ofereceremos passeios gratuitos ao público daqui a alguns meses. Como mencionado em postagens anteriores, uma vez que estiver funcionando (os passeios de demonstração serão gratuitos), o sistema sempre dará prioridade para pedestres e ciclistas por menos do que o custo de uma passagem de ônibus”.

Não está claro até onde Musk planeja levar seu projeto. Em março, no Twitter, ele escreveu que o sistema urbano da Boring Company teria “milhares de pequenas estações, em vez de um pequeno número de estações grandes como um metrô,  que levaria os cidadãos para muito perto de seu destino e se misturariam perfeitamente ao ritmo da cidade”.

Além do túnel em Los Angeles, Musk obteve permissão para a construção de um túnel de 16 km em Maryland. A empresa também está trabalhando em uma proposta para um túnel que transportaria passageiros do centro de Chicago para o aeroporto O’Hare, o principal da cidade.

Inicialmente, o sistema foi apresentado como uma maneira mais rápida de mover carros pela cidade — no ano passado, ele publicou um vídeo de uma versão de testes do “vagão” de transporte a 200 km/h. Mais recentemente, indicou que o sistema, na verdade, daria prioridade aos pedestres e ciclistas, fazendo com que parecesse mais um metrô convencional.

Segundo o site Arstechnica, o planejamento, as negociações e as questões ambientais necessárias para obter todas as permissões obrigatórias representam uma grande parcela dos custos de qualquer projeto de transporte. Musk inegavelmente tem alguma experiência em negociar com agências governamentais — afinal, ele convenceu a Nasa a dar uma chance aos foguetes da SpaceX —, mas ainda não se sabe como esse projeto dos túneis será lançado comercialmente.

LEIA TAMBÉM: SpaceX recupera dois dos três propulsores do foguete Falcon Heavy; veja a aterrissagem 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]