• Carregando...
WhatsApp e Facebook Messenger integrados ao Opera | OperaDivulgação
WhatsApp e Facebook Messenger integrados ao Opera| Foto: OperaDivulgação

O Opera, navegador web que concorre com Chrome e Firefox, anunciou uma nova versão totalmente reformulada para computadores (Windows, macOS e Linux). Além do visual bastante diferente, ela incorpora apps de bate-papo populares em celulares, como o WhatsApp.

4 novos recursos do WhatsApp que devem chegar em breve

Siga @gpnovaeco no Twitter

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

Conhecido como um navegador de vanguarda, o Opera costuma trazer novidades inesperadas e que, vez ou outra, caem no gosto do seu pequeno público e acabam copiadas pelos rivais mais populares. 

Na nova versão, fruto de um esforço para reformular completamente seu visual, o Opera ganhou um barra lateral com atalhos rápidos para funções típicas de navegadores web – favoritos, histórico, downloads. Além dessas, o usuário também tem ali atalhos permanentes para apps de bate-papo, incluindo o WhatsApp.

Para conversar no WhatsApp pelo Opera, direto do computador, basta clicar no ícone do app e fazer o login, da mesma forma como é feito nas versões web do app. Feito isso, o clique no ícone passa a abrir a lista de conversas e as conversas em si, ou em um painel flutuante, ou, caso prefira, a lista pode ser afixada na janela do navegador, dividindo espaço com a página que o usuário estiver acessando no momento.

Para quem usa dois ou mais apps de bate-papo, existe até um atalho para alternar entre eles: Ctrl + Shift + M no Windows e Linux, ou Command + Shift + M no macOS. 

O objetivo, segundo a Opera, é permitir conversar com seus contatos sem ter que abandonar a navegação web ou recorrer ao celular. Além do WhatsApp, são contemplados também os serviços Facebook Messenger e Telegram. 

Outras novidades 

Novo tema escuro do OperaOperaDivulgação

O novo Opera, chamado internamente pelo codinome “Reborn” (“renascimento”, em inglês), traz outras novidades. O visual é a primeira que chama a atenção, com ângulos mais retos, novos ícones, animações mais suaves e a já referida barra fixa na lateral esquerda da janela. Há, também, uma nova opção de cores escuras para a interface do navegador. 

Também foram feitas melhorias no bloqueador de anúncios nativo do navegador e melhorias de segurança e desempenho, especialmente na execução de vídeos, agora mais eficiente. 

O Opera usa o motor de renderização Chromium, o mesmo usado pelo Chrome, do Google. Ele é gratuito e pode ser baixado aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]