Aplicativo de revenda da Racco.| Foto: ReproduçãoGoogle Play

Depois de 30 anos atuando exclusivamente com a venda porta a porta, a fabricante curitibana de produtos de cuidado pessoal Racco sucumbiu à tecnologia. A empresa digitalizou o seu catálogo de produtos e lançou um aplicativo de conecta clientes a revendedores com produtos a pronta entrega.  O objetivo  é atender às necessidades daquele consumidor que não tem tempo nem paciência para pedir um item pela revistinha e ficar semanas esperando para receber o produto em casa.

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A plataforma funciona como um intermediário entre cliente e revendedor.  O consumidor se cadastra no aplicativo e consegue ver todos os produtos da marca. Também tem acesso há uma seleção de produtos com desconto. Escolhido o item, basta adicioná-lo ao carrinho, informar o endereço, data e horário de entrega e escolher a forma de pagamento (cartão de crédito ou dinheiro).

O pedido é automaticamente repassado à rede de revendedoras da Racco. O revendedor que tiver o produto a pronta entrega e que puder levar o item no dia, horário e local solicitado aceita o pedido via aplicativo e faz a venda. Venderá mais os revendedores que tiverem mais agilidade e tempo livre para aceitar primeiro os pedidos. 

A plataforma, que funciona tanto como aplicativo para smartphone quanto no navegador em desktops, foi desenvolvida pela startup curitibana Lilibox. A startup foi a vencedora do Elevator Pitch, iniciativa da Gazeta do Povo para impulsionar negócios inovadores no estado. A Lilibox desenvolveu uma plataforma própria para conectar vendedores de cosméticos de várias marcas a consumidores e agora também está desenvolvendo o aplicativo sobre demanda, como no caso da Racco.

Mudança de comportamento

A plataforma da Racco está há cerca de um mês no ar e, apesar de não abrir números, a empresa espera que a tecnologia impulsione as vendas da companhia. “Na venda direta, acontece de o consumidor quer comprar o produto da marca, mas não saber onde encontrar o consultor. O aplicativo resolve esse problema”, afirma a gerente de marketing da Racco, Nicolle Karine Rauen.

Ela explica, ainda, que a decisão de colocar a tecnologia dentro de um negócio que sempre foi baseado na venda direta é para acompanhar a novo comportamento do consumidor. “Antes, o consultor batia na porta da cliente, tomava cafezinho e batia papo. Hoje, esse tipo de relacionamento diminuiu e as pessoas querem fazer uma compra muito mais rápido”, diz Nicolle.

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A Racco tem 400 mil consultores atuando no Brasil, Estados Unidos, México, Bolívia e Paraguai e conta com cerca de 300 produtos em seu catálogo, com destaque para os itens de tratamento íntimo. Em todo o Brasil, as empresas que atuam com venda direta movimentaram R$ 40 bilhões em 2016 e empregaram, indiretamente, 4,3 milhões de pessoas.