| Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Em um ano em que a crise derrubou as vendas do setor de beleza e cosmético, as três novas marcas do Grupo Boticário ampliaram a sua presença no mercado. A quem disse, berenice? expandiu para o exterior ao inaugurar três lojas em Portugal, enquanto a The Beauty Box iniciou suas operações no Nordeste ao abrir três unidades em Recife. Já a Eudora puxou o número de lançamentos do grupo para cima ao encerrar o ano com 40 novos pontos de vendas em diversas regiões do país para representantes e consumidor final.

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O número de lançamentos superou, inclusive, as expectativas do próprio grupo. No início do ano, a perspectiva era que todas as marcas, incluindo a bandeira O Boticário, abrissem de 30 a 35 novas lojas, entre unidades próprias e franqueadas. O número foi o dobro do esperado e chegou a casa de 70 lojas inauguradas neste ano, repetindo o desempenho de 2015, quando foram lançados 75 pontos de venda em todo o país.

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O presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, afirma que a melhora da perspectiva da economia local e as boas oportunidades de pontos de venda que surgiram motivaram o grupo a manter o mesmo ritmo de lançamentos do ano passado. “Em um momento de crise, você também pode fazer a expansão do seu negócio para tentar cercar as melhores oportunidades para que quando a economia retorne você esteja bem instalado”, diz Grynbaum.

A bandeira Eudora, criada em 2011 como uma marca focada em produtos com apelos mais sensuais, puxou parte da expansão do grupo neste ano. Além de abrir 40 novas unidades, a marca lançou 100 produtos e terminou o ano com 700 funcionários diretos relacionados exclusivamente ao negócio.

Daniel Knopfholz, diretor da Eudora, afirma que não houve crise para a unidade em 2016. Ele atribuiu isso ao reposicionamento da marca, que abandonou aquela imagem de produtos sexy que tinha no início para focar em produtos para homens e mulheres de personalidade.

Já a quem disse, berenice? deu neste ano o seu primeiro passo à internacionalização. Nesta semana, foram inauguradas três lojas em Portugal, duas em Lisboa e uma em Porto. O caminho é o mesmo feito pelo O Boticário, que também inaugurou a sua primeira loja em Portugal, em 1986.

Marcella Nogueira, gerente de categorias da marca, afirma que a internacionalização é possível pois Portugal possui uma cultura e um mercado consumidor muito próximo do Brasil. Há, ainda, possibilidade de a quem disse, berenice? expandir para outros países nos próximos anos, como Moçambique e Angola, onde já existe a presença de lojas de O Boticário. No Brasil, a marca chegou a 200 lojas.

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Última unidade de negócio inaugurada pelo grupo, em novembro de 2012, a The Beauty Box se consolidou como a maior rede nacional de multimarcas na categoria de beleza e cosmético. A marca terminará o ano com 52 lojas em oito estados, após iniciar suas operações no Nordeste no segundo semestre com a abertura de três lojas Recife (PE). Até então, a atuação estava restrita ao Sudeste, Sul e Distrito Federal. A marca também fechou parceria com 150 pontos de venda de farmácia para revenda dos produtos e abriu seis quiosques na C&A.

Carro-chefe

O Boticário, porém, continua sendo o carro-chefe do grupo. “O Boticário tem uma posição muito consolidada dentro do grupo, mas ele ainda tem a crescer. Porém é um crescimento diferente porque é uma base muito maior”, diz Grynbaum. A marca tem 3,7 mil lojas e lançou mais de 300 novos produtos neste ano, enquanto as unidades mais recentes lançaram, cada, cerca de 100 itens.

Para 2016, o grupo projeta um crescimento na casa de um dígito, valor que deve perder para a inflação, mas ficar acima da média do setor, que teve a primeira queda real no ano passado e deve repetir o desempenho negativo neste ano.

No ano passado, o Grupo Boticário cresceu 8,8%, enquanto o setor teve retração de 6,6%. O faturamento no varejo das quatro marcas do grupo foi de R$ 10,1 bilhões em 2015. Os valores consolidados deste ano serão divulgados em março de 2017.

* A repórter viajou a convite do Grupo Boticário

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