• Carregando...
Foto tratada com o recurso vanishing point: janelas apagadas até mesmo no reflexo da casa sobre a água |
Foto tratada com o recurso vanishing point: janelas apagadas até mesmo no reflexo da casa sobre a água| Foto:

São Paulo - Quem entende alguma coisa de Photoshop sabe que o programa de tratamento de imagens da Adobe não virou verbo à toa. "Dá uma photoshopada aí!" é expressão recorrente entre designers, fotógrafos e até entre amigos que só querem zoar uma foto. A versão final incluída no pacote Creative Suite 3 (CS3) acabou de chegar ao País, depois de meses em beta, com recursos que deixam o Photoshop ainda mais líder. A grande questão: vale a pena pagar R$ 1.530 por ele?

Depende de quanto você realmente precisa dos recursos exclusivos do programa. Uma das novidades da versão CS3 é a criação de uma varinha de condão (Magic Wand) diferente. Antes, a ferramenta selecionava áreas de cores similares com um clique, mas se baseava apenas em pixels. Agora, a varinha ficou "inteligente", ganhou o nome de Quick Selection e "sente" a mudança entre as cores.

O resultado é uma seleção muito mais precisa. Outra função é a Refine Edge – que consegue refinar a área pontilhada para ficar ainda mais exata.

Além da varinha mágica, também útil para usuários iniciantes, é a ferramenta de brilho e contraste, que ganhou inteligência semelhante. Em vez de escanear os pixels da imagem e dividi-la entre o extremo branco e o extremo preto, a ferramenta "sugere" contrastes que não estourarão a imagem.

Apesar das facilidades para leigos, são os usuários avançados que aproveitarão algumas inovações do Photoshop CS3. Um recurso chamado Vanishing Point permite que se crie superfícies em perspectiva dentro da imagem, como se fosse possível editá-la em três dimensões. Com a camada criada, é só aplicar novas imagens, que já sofrerão distorção automaticamente e se adaptarão ao novo espaço.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]