Os três estados da região Sul serão usados como mercado-teste para os novos salgadinhos Cheetos, lançados nesta terça pela Pepsico, dona da marca Elma Chips, na sua fábrica em Curitiba. A nova versão, com 25% menos gordura, é parte de um investimento de cerca de US$ 300 milhões que a multinacional pretende fazer no Brasil até 2013 -- que incluem pesquisa e desenvolvimento de produtos, ações de marketing e ampliação da capacidade de produção das suas 14 unidades de produção no país.
Sem revelar detalhes, o diretor de manufatura da Pepsico, Mário Morhy, disse que parte desse investimento será aplicado na unidade paranaense, que já opera em três turnos e tem algumas linhas trabalhando bem perto do limite de capacidade de produção. A fábrica tem 300 funcionários e produz cerca de 30% dos snacks comercializados pela Elma Chips no Brasil -- Cheetos, Doritos, Ruffles e 100% dos salgadinhos Stiksy vendidos no país. Morhy não revela o total produzido na cidade, mas diz que a unidade é uma das três maiores da multinacional na América Latina.
Girassol
O novo Cheetos também é parte dos esforços da Pepsico para reduzir o porcentual de sódio e de gordura nos alimentos que produz. A meta, segundo o diretor de pesquisa e desenvolvimento da companhia, Sérgio Julio, é uma redução de 25% do teor de sódio e 15% de gordura.
Parte dessa diminuição é conseguida com o uso de óleo produzido a partir de um tipo específico de girassol com alto teor oleico -- chamado internamente de HOSO (sigla em inglês para High Oleic Sunflower Oil).
Por enquanto, o novo Cheetos, a Ruffles Fit e as batatas da marca Sensações Fit estão sendo produzidos com esse óleo. "Com o tempo vamos aumentando o uso, à medida que aumenta também a produção desse tipo de girassol. Estamos trabalhando na busca de parceiros para o cultivo dessa espécie específica que ainda é muito restrito", explica Julio.
Não por coincidência a proposta acontece em um momento em que o mundo todo discute a adoção de hábitos de alimentação mais saudáveis e entidades defendem mais clareza na comunicação com os consumidores, em especial para as crianças. Neste sentido, em agosto do ano passado a Pepsico e outras grandes fabricantes de alimentos e bebidas assinaram um documento se comprometendo a não destinar propaganda a menores de 12 anos. Mais recentemente a Anvisa publicou uma determinação exigindo que as empresas informassem sobre eventuais problemas de saúde causados por produtos com excesso de sal, gordura e açúcar. Fabricantes e agências de publicidade reagiram, alegando que a medida é inconstituicional e Advocacia Geral da União suspendeu a determinação enquanto analisa a validade do documento.
Até setembro, período da fase de teste do novo Cheetos, toda a produção será concentrada na fábrica de Curitiba. A partir de outubro o produto deve ser vendido em todo país.
História
Além da Elma Chips a Pepsico é dona das marcas Quaker, dos achocolatados Toddy e Toddynho, Coqueiro e Kero Coco, entre outras. A Elma Chips foi comprada pela multinacional em 1974, mas começou sua história em Curitiba em 1959 -- na época, a família Unger produzia artesanalmente os salgadinhos Stiksy.
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