• Carregando...
A nova página da Receita agrega tutoriais com explicações sobre o programa do IR e as dúvidas mais frequentes dos contribuintes |
A nova página da Receita agrega tutoriais com explicações sobre o programa do IR e as dúvidas mais frequentes dos contribuintes| Foto:

Brasília - Começou a funcionar ontem um novo endereço na internet com informações relativas ao Imposto de Renda da Pessoa Física (www.receita.fazenda.gov.br/irpf2010). Nessa página, lançada pela Receita Federal, será possível baixar programas, pagar o IR devido e consultar restituições. Antes, essas opções estavam separadas em vários lugares no site do órgão.

O prazo para entrega da declaração do IR deste ano começou ontem e termina em 30 de abril. No primeiro dia para baixar o novo programa, o site da Receita apresentou problemas.

Nas primeiras duas horas, parte do sistema de informática responsável pela página ficou fora do ar. Além disso, muitos contribuintes tentaram baixar o programa ao mesmo tempo, o que causou lentidão no período da manhã.

O novo site reúne também tutoriais com explicações sobre o programa do IR de 2010, dicas sobre o preenchimento da declaração e dúvidas mais frequentes. Além disso, a Receita quer incentivar os contribuintes a acompanhar a situação da sua declaração ao longo do ano para saber se há algum erro que possa ser corrigido antes do pagamento do último lote de restituições.

Em 2009, quando o governo ameaçou atrasar parte do pagamento para fazer caixa diante da queda de arrecadação, quase dois terços dos contribuintes que ficaram retidos na malha fina em um primeiro momento conseguiram retificar a declaração e regularizar sua situação antes do fim do ano.

Os problemas mais comuns estavam ligados à declaração de dependentes e despesas médicas, além de erros de digitação. É preciso verificar ainda se o pagamento mensal das quotas do imposto está sendo feito corretamente, o que tem levado algumas pessoas para a lista de devedores do Fisco.

"Essa mudança é para estimular e ajudar o contribuinte a acompanhar o processamento da declaração’’, disse a coordenadora-geral de Atendimento e Educação Financeira da Receita, Maria Helena Cardoso. Segundo ela, no ano passado, 63% dos contribuintes que caíram na malha fina resolveram os problemas corrigindo as informações pela internet, sem precisar comparecer à Receita.

Neste ano, a Receita ampliou a quantidade de informações que podem ser corrigidas por meio da "retificação on-line’’. Esse sistema permite alterar alguns dados diretamente pela internet, sem a utilização do programa da declaração e sem a necessidade de preencher novamente o formulário. Para acompanhar a declaração é preciso gerar um código de acesso, no próprio site.

Informe do INSS

Os beneficiários do INSS já podem obter na internet (www.mpas.gov.br) o informe de rendimentos de 2009.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]