Os pedidos de falência aumentaram 13% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2011. Segundo o indicador de falências e recuperações da consultoria Serasa Experian, foram 192 requerimentos no mês passado, ante 170 no passado.

CARREGANDO :)

Apesar da alta de dois dígitos, o resultado de agosto foi 4% menor que o de julho deste ano, quando foram registrados 200 pedidos. Economistas da consultoria dizem que a leve queda nos pedidos de falência entre julho e agosto sinaliza que há setores da economia se recuperando.

Para a Serasa, a redução dos juros tem sido positiva e, em conjunto com os benefícios fiscais adotados pelo governo, tem levado os consumidores de volta às compras.

Publicidade

Na comparação anual, especialistas dizem que a atividade econômica se estagnou no terceiro trimestre de 2011, dando início a um período crítico para as finanças empresariais que começa a se reverter somente agora, com os primeiros sinais de recuperação.

O número de empresas que pediu recuperação judicial aumentou em agosto tanto na comparação com julho quanto na anual. Foram 81 requerimentos no mês passado, alta de 19% ante os 68 pedidos de julho e crescimento de 37% em relação aos 59 de agosto de 2011.

Segundo a consultoria, o levantamento mensal é realizado em fóruns, varas de falências e diários oficiais e da Justiça estaduais.

Veja também
  • Serasa: empréstimo ao consumidor ganhará força em 2013
  • Movimento no varejo cresce 2% em agosto, segundo Serasa