• Carregando...

O número de paranaenses endividados se manteve estável em julho, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

A quantidade de famílias endividadas neste mês no Paraná é de 89,7%, enquanto o índice do mesmo período do ano passado girava em torno de 87,2%. Já os consumidores que estão com contas em atraso totalizam 25%, quando o número em julho de 2013 era de 14,9%.

Segundo o estudo, o percentual de pessoas que não terão condições de pagar suas dívidas passou de 9,9% em junho para 7,7%. Em julho do ano passado, a parcela que não conseguia cumprir seus compromissos financeiros era de 10,3%.

Inadimplência cai

Outro fator positivo que chama atenção é a quantidade de pessoas inadimplentes, situação definida pelo Banco Central como atraso superior a 90 dias. De acordo com a pesquisa, 38,7% das famílias pesquisadas relataram que seus débitos ultrapassaram esse prazo, contra 48,7% do mesmo período de 2013.

Essa diferença mostra que o consumidor está quitando seus antigos débitos antes de criar novas dívidas, embora a parcela de pessoas que se consideram muito endividadas tenha aumentado de 23,3% em junho para 25,3% em julho.

O cartão de crédito ainda é o principal motivo das dívidas dos paranaenses em julho, com 64,2%, seguido pelo financiamento de veículos, com 14,4%, e pelo financiamento imobiliário, com 9,4%. O tempo médio de comprometimento com as dívidas é de 7,6 meses e a parcela média da renda comprometida com débitos é de 31,2%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]