O volume de brasileiros com acesso à internet em casa passou dos 22,1 milhões em novembro, 5,4% a mais do que no mês anterior e 10,7% maior do que em novembro de 2005. Pelo menos 14,5 milhões deles estão ativos e navegando duas horas a mais por mês em média. Foi o que constatou a consultoria Ibope NetRatings, segundo dados divulgados nesta terça-feira.
O relatório da consultoria constatou ainda que o total de usuários ativos (14,5 milhões) em novembro foi 8,5% maior do que no mês anterior e 15,5% a mais do que em novembro de 2005.
Com isso, o Brasil se manteve no topo da lista de acesso por tempo de navegação. O usuário brasileiro de internet residencial gastou 20h04m na internet em novembro deste ano, 2h10m a mais do que em novembro de 2005. No entanto, quando a comparação é feita em relação ao mês de outubro, os dados mostram que os internautas brasileiros ficaram 26 minutos a menos navegando.
Atrás do Brasil, na lista de tempo gasto com navegação online, aparecem a França (19h30m), os Estados Unidos (18h10m) e a Espanha (17h54m) - entre as 10 nações que participam da medição.
Segundo estimativa do IDC Brasil, pelo menos dois milhões de computadores devem ser vendidos somente neste fim de ano no país, previsão que deve fazer disparar o volume de usuários conectados no Brasil.
As festas de fim de ano devem levar pelo menos 8,5 milhões de usuários de internet do Brasil aos sites de comércio eletrônico, mais de 58% dos internautas ativos, estimou a consultoria.
- A categoria 'e-commerce', com as lojas de varejo, deve ser a vedete do período de festas e, se repetir o crescimento do ano passado, deve atrair mais de 8,5 milhões de internautas residenciais em dezembro deste ano - comentou Alexandre Sanches Magalhães, coordenador de análises do Ibope Inteligência, em comunicado.
De acordo com o Ibope NetRatings, os sites relacionados a temas como viagens e turismo (16,2%), casa e moda, e automóveis foram os mais procurados em novembro, com respectivamente 16,2%, 15,3% e 11,9% visitantes a mais do que em outubro.
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