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Bem que Nick Stam, diretor de tecnologia e marketing da fabricante norte-americana de processadores gráficos Nvidia, tentou explicar nos mínimos detalhes todos os "borogodós" técnicos da nova placa (GPU) GeForce 8800 e dos novos chipsets de vídeo e comunicação n680, com alto poder de processamento, num evento recente em São Paulo. O homem mostrou tabelas e esquemas complicadíssimos, mas o que fez mesmo todo mundo abrir a boca na apresentação das novidades foi a demonstração dos efeitos da turbinagem do hardware em games.

Um dos vídeos mostrava um sapo muito simpático, cuja pele podia ser puxada e esticada à vontade – a textura detalhada da pele do animal acompanhava o gesto sem a menor hesitação. E os reflexos na água do pântano que o circundava pareciam reais. Nick Stam "bateu" virtualmente no sapo para mostrar como a física do processamento gráfico estava avançada – e, de fato, a reação do corpo do animal era quase idêntica à de um corpo real. Do sapo, passou-se ao desfile de uma modelo virtual, onde os reflexos de luz e sombra (até mesmo nos olhos e cabelos negros da beldade) chegavam a um nível de detalhe impressionante.

Segundo Nick, o chipset 680a é capaz de comportar quatro GPUs (e, com isso, quatro monitores) e seria, em tese, capaz de suportar 40 mil programas de TV comum armazenados (ou 4 mil de TV digital em alta definição). Já a GeForce 8800, usando arquitetura unificada e suporte a DirectX 10 (que vem com o Windows Vista), precisou de oito anos e 375 especialistas em engenharia e programação para ser completada. Haja trabalho.

No evento também foi mencionada a tecnologia CUDA – arquitetura de computador unificada para aparelhos, na sigla em inglês –, que possibilitaria o uso de placas gráficas para outros processamentos (cálculos financeiros, biológicos, e assim por diante). São os games levando o PC para o futuro.

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