• Carregando...

As duas maiores operadoras das bolsas de valores dos Estados Unidos, NYSE Euronext e Nasdaq OMX Group, pediram uma trégua e emitiram um comunicado conjunto neste domingo, prometendo cooperação mútua e reguladores que abranjam toda a dramática queda dos índices do mercado, registrada na semana passada.

Na quinta-feira, o índice Dow Jones Industrial Average sofreu uma inexplicável queda de quase mil pontos no meio do dia, seu maior declínio desse tipo, antes de recuperar quase o total das perdas.

O Dow Jones, no entanto, caiu cerca de 3 por cento na quinta-feira e continuou a despencar na sexta, perdendo mais 1,3 por cento, com os investidores ainda tensos sobre a crise das dívidas na Europa e o tamanho da queda dos mercados nos Estados Unidos.

Na sexta-feira, os chefes-executivos de ambas as operadoras foram às emissoras de televisão para criticar um ao outro.

Robert Greifeld, da Nasdaq OMX's, culpou o uso de um "mini circuit breaker" da New York Stock Exchange durante a queda dos mercados, dizendo que ele estava enviando um sinal de que havia algo errado com as ações listadas na NYSE.

Duncan Niederauer, da NYSE Euronext, retrucou, dizendo que os mecanismos da NYSE desaceleram "a corrida quando achamos que ela está perigosa."

Mas na tarde deste domingo as bolsas mudaram seus tons. Um comunicado em conjunto foi emitido, aparentemente devido ao credo que os mercados estão procurando alguma forma de união dos índices.

"O Nasdaq OMX Group e o NYSE Euronext estão comprometidos em trabalhar em colaboração um com o outro, com a Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio, outros reguladores e todos os participantes do mercado para determinar a causa da queda de quinta-feira e desenvolver soluções efetivas promovendo maior estabilidade no mercado, eficiência e transparência," disseram os índices.

A derrocada do mercado na quinta-feira causou o cancelamento de negócios ocorridos em centenas de papéis durante o período. A Nasdaq disse neste domingo que está acrescentando 12 novos papéis à lista de negócios cancelados.

A Nasdaq está cancelando todos os negócios feitos entre 14h40 e 15h (15h40 e 16h no horário de Brasília) da quinta-feira e disse que a decisão é inapelável. A lista dos índices afetados, emitida pela Nasdaq, incluiu 236 papéis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]