• Carregando...
Evan Williams, um dos fundadores do Twitter e atual presidente da empresa: apostas erradas o deixaram sem dinheiro por mais de dez anos | Joi Ito
Evan Williams, um dos fundadores do Twitter e atual presidente da empresa: apostas erradas o deixaram sem dinheiro por mais de dez anos| Foto: Joi Ito

Para usar no celular

A mobilidade libertou o Twitter do computador e fez do telefone seu canal com o mundo. No celular, os tweets são transmitidos de qualquer lugar. Veja como fazer.

1 – Qualquer telefone serve, mas aqueles com tecladões – como o Xperia X1, da Sony Ericsson, ao lado – são mais fáceis de digitar. A operadora cobra taxas pelo uso da web.

2 – O jeito mais simples é entrar na página oficial do Twitter pelo celular e fazer o login ou então pelo site Dabr.co.uk, que é mais completo.

3 – Outro jeito é instalar programas no celular, como o TinyTwitter, Snaptu, Twibble, Twitterrific, que funcionam em vários modelos.

Não só chefe, usuário também

Evan Williams (@ev) não é um daqueles usuários hiperativos do Twitter, mas raramente se passa mais do que um dia sem que ele entre com algum post. Mesmo assim, já protagonizou alguns excessos. Em agos­­­­to, sua mulher, Sara (@sara), deu à luz o primeiro filho do casal. Ela twittou durante todo o processo – da hora em que a bolsa estourou até o início do trabalho de parto, está tudo registrado no Twitter.

Veja a matéria completa

Graças às celebridades, Twitter rendeu grandes gafes em 2009

Quem gosta de acompanhar de perto a rotina das celebridades só tem a agradecer ao Twitter. Em 2009, boa parte delas se rendeu ao microblog e, mais do que narrar o próprio cotidiano, fizeram desabafos e chegaram até a protagonizar barracos virtuais. Não é à toa que muito do que foi publicado virou notícia.

Veja a matéria completa

Evan Williams, 37 anos, um dos três co-fundadores do Twit­ter e atual CEO da empresa, não é estreante no papel de revolucionar a comunicação como a conhecemos. Em 1999, ele criou, ao lado da programadora Meg Hourihan, a Pyra Labs, responsável pelo Blogger, primeira ferramenta popular de blogs, que foi fundamental na popularização do formato hoje popular dos diários via internet. O Blogger acabou comprado pelo Google em 2003.

Na ocasião, Williams disse à imprensa que a venda lhe daria recursos para construir uma vi­­são na qual ele vinha trabalhando há tempos. E que parte dessa visão envolvia democratizar a criação e o fluxo de in­­formações ao redor do mundo.

Antes do Twitter, tudo indicava que, com o Blogger, Wil­liams já tinha atingido seu ob­­jetivo e que dificilmente existiria uma ferramenta mais prática e democrática para dispersar conteúdo do que os serviços oferecidos pelo Blogspot, site que opera o sistema Blogger.

Mas então veio a Obvious Corp., outra start-up de Wil­liams, iniciada depois que ele deixou o Google para cuidar do Odeo, um serviço de podcasts (posteriormente vendido para uma empresa chamada Sonic Mountain). E então veio Jack Dorsey com a ideia-embrião que daria origem ao que o Twit­ter é hoje. Williams entrou com mais ideias e com o empreendedorismo. E a Obvious acabou colocando o site no ar. O res­­to da história você provavelmente já sabe.

Só não deve saber que Evan Wil­­liams errou muito antes de acertar, supostamente, duas vezes seguidas. O rapaz da pe­­quena cidade de Clarks, em Ne­­braska, que cresceu na fazenda da família e largou a faculdade para fundar uma empresa com o pai em 1994, disse em um artigo no The New York Times que, quando começou, não sa­­bia muito sobre internet, mas tinha um palpite de que seria algo grande.

Começou vendendo CD-roms com tutoriais sobre como usar a web, mas chegou a perder todo o dinheiro que o pai investiu em sua empresa arriscando em projetos que não tiveram futuro. Ao jornal americano, Williams disse ter fi­­cado sem dinheiro por mais de 10 anos. "Eu me lembro de ter passado uma noite inteira trabalhando na minha primeira empresa, e procurando moedas perdidas en­­tre as almofadas do sofá, na manhã seguinte, para achar al­­gum trocado e comprar um café", conta.

A quem insiste em chamá-lo de gênio, ele diz que os episódios de sucesso de sua vida fo­­ram "acidentes bem orquestrados", credita muito do que conseguiu a um otimismo alucinado e se diz satisfeito por ter con­­seguido pagar o pai de volta.

* * * * *

Glossário

O Twitter tem um vocabulário e alguns "códigos" diferenciados. Abaixo, um guia para entendê-los.

Arroba – Para se dirigir a um usuário do Twitter em um tweet, comece a mensagem com um @ seguido do nome da pessoa a quem a mensagem se destina.

#fail – Mania em toda a web que surgiu no FailBlog e foi reproduzida no Twitter. Pode acompanhar qualquer tweet que fale de uma situação de fracasso e humilhação.

#Followfriday ou #FF – Usada às sextas-feiras (FollowFriday significa "SigaSexta"), essa hashtag introduz mensagem com um ou mais @s que você recomenda que sejam seguidos.

Hashtag – Sempre precedida de um #, a hashtag é uma palavra-chave que acompanha o tweet e agrega posts semelhantes. Veja abaixo algumas das mais populares.

#Retweet, RT – É o novo FWD, você lê uma mensagem e a considera interessante o suficiente para repassá-la aos seus seguidores, então você dá um retweet.

Trending topics – São as 10 palavras (ou hashtags), mais mencionadas no Twitter em determinado momento. A lista pode ser visualizada na lateral direita do perfil de usuário.

Tweet – Os posts do Twitter ficaram conhecidos, em inglês, como tweets (o pio do passarinho). Em português, um tweet também pode ser uma twittada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]