Para determinar o sucesso de uma empresa existem diversos fatores. Um que quase nunca recebe a devida atenção dos empreendedores, mas que, absolutamente, tem o maior impacto no desempenho da organização, são as pessoas que estão "atrás do balcão". Afinal de contas, ninguém faz nada sozinho, sobretudo, quando se sonha grande.

CARREGANDO :)

Convivendo diariamente com empreendedores de alto crescimento, consigo perceber algumas características comuns no que se refere à gestão de pessoas em suas empresas. Com este aprendizado, arrisco-me a listar alguns mandamentos essenciais para o empreendedor que quer ver seu time triunfar:

1) Transmitir à equipe o propósito que está por trás de seu sonho e visão: isso motiva os colaboradores a se dedicarem, com cabeça de dono, mesmo nas tarefas mais simplórias do seu dia a dia.

Publicidade

2) Desenvolver um desapego genuíno pelo controle, delegando e confiando grande parte da execução de sua empresa às pessoas que estão ao seu redor: mesmo sabendo que, no começo, as pessoas talvez não consigam desempenhar com a mesma excelência e notoriedade que ele, mas acreditando que com experiência e coaching elas poderão se sobressair.

3) Apostar nas pessoas que têm paixão e não necessariamente naquelas que têm muitas habilidades: pois, pessoas que têm paixão sempre estarão dispostas a se esforçar para desenvolver as competências necessárias para o bom desempenho do seu trabalho. O contrário dificilmente acontecerá.

4) Estar sempre desafiando as pessoas a realizar coisas acima da sua aparente capacidade: isso estimula os colaboradores a saírem da sua zona de conforto, sempre elevando o nível de competências do time.

5) Criar oportunidades de crescimento para estimular a cultura de resultados e a meritocracia: a lógica de "quem é insubstituível se torna impromovível" é, a todo o momento, fomentada, para que as pessoas sejam estimuladas a pensar na formação de equipe para galgar posições mais elevadas.

6) Contratar pessoas melhores do que eles: isso permeia todos os níveis da organização, pois acreditam na máxima de que "A´s contratam A´s, B´s contratam C´s’’.

Publicidade
Veja também
  • De olho nos megalanches e em suas derivações
  • A nova onda na rede é o serviço por assinatura