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O presidente do Boticário, Miguel Krigsner, receberá na próxima terça-feira, 17, um dos mais importantes prêmios do setor varejista em todo o mundo, concedido anualmente pela Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos (The National Retail Federation – NTR) em Nova Iorque. A empresa paranaense foi eleita a "Varejista Internacional do Ano" e deve aproveitar os holofotes para dar impulso à sua entrada no mercado americano. A última companhia brasileira que alcançou esse status foi a Mesbla, há 22 anos.

"Um prêmio como esse sinaliza aos investidores externos que o Brasil é viável", diz Miguel Krigsner. O título, segundo o executivo, tem uma grande importância para a empresa porque chega no momento em que ela busca se consolidar nos mercados internacionais onde atua. "Exportar perfumaria é um trabalho difícil. Quem compra quer reconhecer a marca, saber a origem e principalmente o nível de inovação do produto", expõe.

Hoje o Boticário vende seus produtos em 24 países além do Brasil, em lojas próprias ou através de parcerias. Segundo a direção da empresa, são mais de mil pontos de venda em países como Estados Unidos, Japão, Portugal, Egito e na América Latina. O volume de negócios no exterior, segundo o vice-presidente da companhia, Artur Grynbaum, corresponde hoje a 2% do faturamento total da empresa, que foi de R$ 2 bilhões em 2005. "Neste momento, queremos nos consolidar e atuar com mais eficiência nos países em que já estamos", afirma.

Segundo a diretora de Marketing e Mercado Internacional da empresa, Elaine Simões, para atingir esse objetivo a empresa adota um "modelo customizado de negócios" para cada país onde atua. "Avaliamos a recepção de cada consumidor aos nossos produtos e a forma de gestão. Um item muito vendido aqui no Brasil não necessariamente faz sucesso nos Estados Unidos, por exemplo", explica.

Também serão premiados pela NTR o presidente da companhia norte-americana de roupas e acessórios Liz Claiborne, Paul R. Charron e o diretor da Chico’s, Scott A. Edmonds – a empresa também é americana e produz roupas e acessórios femininos. O prêmio Varejista Internacional do Ano, segundo a direção da Federação, é entregue para empresas que conquistaram excelência internacionalmente.

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