Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tendências

O carro, agora, é zero quilômetro

Depois de comprar seu primeiro automóvel novo, Fabio planeja a primeira viagem a Buenos Aires | Antônio More / Gazeta do Povo
Depois de comprar seu primeiro automóvel novo, Fabio planeja a primeira viagem a Buenos Aires (Foto: Antônio More / Gazeta do Povo)

O designer Fabio Egg Mais, 26 anos, é uma das milhares de pessoas da classe C da Região Sul que está comprando ou trocando de automóvel. Fabio acaba de adquirir seu primeiro carro zero quilômetro. Para comprar o Gol novo, deu de entrada um Fiesta e vai pagar 60 parcelas de R$ 580. "Resolvi trocar porque daqui para a frente seria cada vez mais difícil vender o carro anterior, que ficaria cada vez mais desvalorizado", afirma ele, que já sonha com a próxima aquisição. "A minha ideia é trocar o Gol por um modelo mais caro daqui a cinco anos", afirma. Antes disso, ele planeja fazer a primeira viagem para Buenos Aires, assim que tiver como tirar férias no novo emprego.

Na concessionária Servopa, de Curitiba, 35% das vendas do Gol – carro de entrada da marca Volkswagen – são para a classe C, segundo o gerente comercial, Ricardo Kennedy. Há cinco anos, essa participação ficava em cerca de 6%. Comprar carro zero era um negócio para as classes A e B. "A classe C até invistia no carro zero, mas era aquele comprador que se atirava e depois tinha problema para pagar. O cliente nem entrava no showroom dos novos", lembra. Segundo ele, apesar das medidas de restrição ao crédito baixadas pelo Banco Central no fim do ano passado – que, dentre outras medidas, reduziram e encareceram o financiamento para a compra de automóveis –, o movimento continua bom.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.