Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fórum

O consumidor constrói a marca no “novo marketing”

Para Philip Kotler, maior nome do marketing na atualidade, ferramentas antigas perdem a eficácia numa sociedade em que os próprios clientes são cada vez mais responsáveis pela imagem de um produto

Kotler: é preciso se adaptar ao poder que o consumidor tem sobre as marcas. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Kotler: é preciso se adaptar ao poder que o consumidor tem sobre as marcas. (Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)

"A marca de marketing mais valiosa do mundo." Foi assim que o diretor de marketing do HSBC, Marcelo Velloso, chamou ao palco o professor Philip Kotler, palestrante que abriu ontem o Fórum de Marketing Curitiba 2008, promovido pela Rede Paranaense de Comunicação em parceria com a Universidade Positivo. A "retribuição" não demorou – o maior nome do marketing mundial começou sua palestra dizendo como ele, e "todos", se sentiam "impressionados" com o Brasil e com a posição de liderança que o país vem assumindo na América Latina e no mundo.

Para uma platéia de mais de 2,5 mil pessoas, Kotler falou sobre os desafios do novo marketing e as mudanças que a crise econômica vai provocar. "Ninguém sabe quando ela vai acabar. Acredito que em dois anos a situação será ainda pior. Será preciso cortar custos, agir de forma mais ‘magra’. Mas, para quem tem liquidez, a recessão pode ser uma oportunidade de ouro."

Para Kotler, o momento é de oportunidades inclusive para o Brasil. "É uma chance para o Brasil e para pensarmos nas mudanças que estão acontecendo e em como tirar vantagem delas. Não posso dizer o que especificamente cada um deve fazer, mas sei que muitas companhias, e muitos países, vão emergir mais fortes", disse o professor, em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo.

Para Kotler, as empresas precisam ter profissionais "sonhadores", capazes de pensar no futuro dos seus negócios. "É preciso inovar. Não basta oferecer um produto novo que alguém copia em seguida. É preciso ser criativo, sonhar e responder perguntas sobre como será o futuro."

Novo marketing

Além da crise, as constantes mutações do marketing foram tema recorrente do Fórum. Para Kotler, em três anos, muitas novas idéias surgem, exigindo mudanças nas estratégias de marketing. Uma das mais recentes, e talvez o maior desafio dos profissionais da área hoje, é o poder que ganharam os clientes. "Antes, as informações eram muito limitadas. Hoje você vai ao Google, ou ao Orkut, quando quer comprar um carro da Volvo, e sabe o que 10 mil pessoas têm a dizer sobre a marca", diz. "É este ‘burburinho’ que vai influenciar a sua decisão de comprar um Volvo ou um Renault."

Para Ricardo Guimarães, especialista em gestão de marcas, a sociedade vive um momento único de mudanças fundamentais, e as empresas que não entenderem isso vão ficar para trás. "O pequeno agora também provoca grandes mudanças. Os instrumentos de regulamentação que funcionavam antes não servem mais. Estamos saindo de um cenário estável e previsível para uma sociedade conectada e de informações rápidas."

Um sinal destas mudanças é o "fim da comunicação", diz o empresário. "O que existe agora é interação. Você é emissor e receptor ao mesmo tempo."

Este novo cenário, diz o diretor da Thymus Branding, exige que as empresas e os profissionais de marketing sejam mais sensíveis. "É preciso ser criativo e pró-ativo. As empresas têm que ser capazes de influenciar o cenário em que vivem, e não apenas serem vítimas dele."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.